SEMAE TRABALHA PARA SOLUCIONAR PROBLEMAS PONTUAIS DE FALTA D’ÁGUA NO BOTURUJU E VILA SUISSA EM MOGI

0
81

O Semae informa que está atuando para solucionar problemas pontuais de falta d’água na Vila São Paulo/Botujuru e Vila Suíssa. A autarquia esclarece que uma falha numa das bombas da Estação de Tratamento de Água (ETA) Leste, na segunda-feira (20/01), e o aumento do consumo devido à recente onda de calor – com temperaturas que superam os 30 graus em alguns momentos do dia – provocaram quedas bruscas no nível dos reservatórios.

O Departamento de Água do Semae explica que, na manhã de segunda (20), às 7h, identificou um problema numa das bombas da ETA Leste, que precisou ser retirada para manutenção. O equipamento reserva, que entrou em operação na sequência, também apresentou falha e teve de ser reparado, sendo religado por volta das 15h.

Essa bomba reserva segue em operação, mas por ser de vazão menor e com o consumo mais alto por parte da população, é mais difícil manter os níveis de abastecimento. A previsão é finalizar nesta sexta-feira (24) o reparo na bomba principal.

Até lá, a autarquia vai reforçar a distribuição de água na Vila São Paulo/Botujuru com caminhões-pipa, que vão abastecer o reservatório.

De acordo com o departamento, na Vila Suíssa o sistema está em recuperação e o problema deve ser solucionado nas próximas horas.

Manutenção
O Semae também informa que, nesta quarta-feira (22/01), identificou falha numa válvula na rede do Jardim Maricá. Para realizar o reparo, foi necessário pausar a distribuição de água no Jardim Rodeio, Jardim Mogi e Vila Oroxó, além do próprio Jardim Maricá. O serviço foi concluído e a previsão é normalizar o abastecimento até o fim da tarde. Quem têm caixa d’água possivelmente não terá a rotina afetada.

Consumo moderado
No verão, ocorre um aumento da demanda por água. Por isso, o Semae reforça a necessidade do uso consciente. Com medidas simples, é possível fazer todas as tarefas do dia a dia com menos água e assim contribuir com o nível dos reservatórios e com o meio ambiente (leia mais aqui).

Caixa d’água
A autarquia reitera também a orientação para quem ainda não tem caixa d’água que providencie a instalação de um reservatório no imóvel, o que é fundamental para evitar transtornos durante os trabalhos de manutenção da rede ou outras intervenções que exigem a interrupção do abastecimento.

A reserva de 200 litros para cada morador é suficiente. Assim, uma casa com cinco pessoas deve ter uma caixa com capacidade para mil litros. Isso garante o abastecimento da residência por até 24 horas sem fornecimento de água pela rede.

“Esta é uma orientação constante: ter caixa d’água é fundamental para amenizar ou até evitar problemas de falta d’água, principalmente quando as paralisações no abastecimento são inferiores a 24h. Uma reserva suficiente para toda a família e o consumo consciente são as nossas recomendações permanentes”, afirma o diretor-geral da autarquia, José Luiz Furtado.

Compartilhar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui