A Prefeitura de Guarulhos realizou neste sábado (18) um mutirão de atendimento no HMU (Hospital Municipal de Urgências). A força-tarefa integra o plano Fila Zero, uma das ações emergenciais adotadas pela atual gestão para recuperar a saúde no município.
Durante todo o dia, guarulhenses cadastrados receberam atendimento agilizado e sem filas, com especialistas nas áreas de urologia, cirurgia vascular e cirurgia geral. Mais de 1.000 atendimentos foram realizados.
Pacientes pré-agendados que compareceram ao HMU aguardavam o serviço por dois ou até quatro anos e já sentiram a melhora no atendimento. Eles elogiaram a medida da Prefeitura.
“Há dois anos estava esperando essa consulta e hoje eu consegui com um médico maravilhoso e atencioso. Estou muito feliz pelo dia de hoje, é um presente para mim. Vou fazer minha cirurgia e preparar todos os meus exames”, comemorou a paciente Silene Sales Pedro após ter sido atendida por um médico vascular.
“Foi além do que eu esperava. Chegamos aqui e não demorou. Para mim está sendo uma novidade e a experiência foi boa. Passei com o cirurgião geral porque estou com pedra na vesícula. Recebi uma orientação do que fazer. Um atendimento excelente, doutora boa”, elogiou o paciente Janderson Roberto Porfirio.
Tomazina Martins de Oliveira, que também aguardava sua consulta com o vascular havia dois anos, aprovou a agilidade do mutirão: “Foi rápido com um ótimo médico. Preciso fazer uma cirurgia na vesícula. Mandaram mensagem no meu celular, hoje eu compareci e achei ótimo. Não demorei, foi muito bom, gostei muito”.
O cirurgião vascular Dr. Diego Monteiro de Melo Lucena, responsável pelo atendimento de parte dos pacientes do mutirão, ressaltou a importância de restabelecer um serviço digno e humano à população guarulhense. “Os pacientes já estão com os encaminhamentos do posto de saúde, fazemos a avaliação médica completa e definimos qual tratamento precisa ser instituído ou se há necessidade de exames a serem realizados posteriormente. Temos tempo adequado para tratá-los e fazer o atendimento completo. Está um fluxo adequado”.
A secretária-adjunta da Saúde, Flávia Verdugo, classificou como positivo o mutirão como uma das medidas da Prefeitura de Guarulhos para agilizar o atendimento da saúde aos munícipes. Estudamos as maiores filas de espera de acordo com a especialidade, que são os pontos críticos da saúde. Estamos muito felizes com os resultados. Este é o pontapé inicial do programa Fila Zero, vamos trabalhar para zerar as filas de exames e consultas para a população ter finalmente ter um melhor acesso à saúde”, declarou.
Além do mutirão, realizado em caráter extraordinário a atual gestão da Prefeitura promoveu outras medidas emergenciais na área da Saúde, como a reabertura de unidades de Pronto-Atendimento, a reforma de ambulâncias paradas por falta de manutenção e o início do processo de recontratação de médicos.
Foto: Lucas Dantas/PMG
20/01/2025