O vereador Lazario Nazaré Pedro (Republicanos), o Lázaro de Jesus, prestou contas do trabalho realizado em seu mandato em 2024. Neste período, ele apresentou na Câmara de Suzano 64 requerimentos, oito indicações, três projetos de lei, duas emendas substitutivas, uma moção e um projeto de decreto legislativo, além de ter enviado 197 ofícios a órgãos públicos.
Segundo o parlamentar, foram feitas por ele em 2024 aproximadamente 700 solicitações ao Executivo, como nivelamento e cascalhamento; recapeamento; Operação Tapa-Buraco; limpeza e capinação; e iluminação.
Ele também destaca que, com a aprovação da emenda impositiva feita ao orçamento municipal para o exercício de 2025, ele destinou R$ 847.330,44, sendo metade do valor para área da saúde e o restante para as secretarias de Esportes e Lazer e de Manutenção e Serviços Urbanos. “Tudo pensando no bem-estar da população suzanense”, afirmou.
Este ano, Lázaro de Jesus foi escolhido pelos demais parlamentares como “Legislador do Ano” e recebeu o Título de Honra ao Mérito da Câmara de Suzano no Profissionais do Ano 2024. Ele foi o primeiro vereador a exercer o cargo de terceiro secretário do Legislativo – função criada por resolução em 2022.
Leis
Ao longo do seu mandato, que se encerra em 2024, Lázaro de Jesus criou diversas leis de sua autoria que estão em vigor no município. No ano passado, entrou em vigor a lei municipal 5.509/2023, que dispõe sobre multa administrativa a quem impedir, invadir, ocupar e/ou perturbar culto religioso, independente de religião, com finalidade distinta que não a prática do culto religioso em questão.
Outra legislação que vigora em Suzano é a 5.504/2023, que instituiu a Semana de Orientação aos Idosos contra fraudes e golpes praticados por meios eletrônicos e pela internet. Também é de autoria de Lázaro de Jesus a lei 5.464/2023, que dispõe sobre a fixação de cartaz ou placa em revendedoras e concessionárias de veículos automotores, informando as isenções concedidas às pessoas com deficiências e moléstias graves.
O vereador também tratou sobre a proteção das crianças no ambiente escolar com a lei 5.494/2023, que é sobre a conscientização, prevenção e combate às discriminações e preconceitos no ambiente escolar. Há ainda a lei municipal 5.462/2023, que autoriza a entrada dos grupos de palhaços voluntários na rede pública hospitalar municipal, unidades básicas de saúde (UBSs) e unidades de pronto-atendimento (UPAs) de Suzano.
Entre as leis de autoria de Lázaro de Jesus que foram aprovadas e publicadas em 2022 está a que autoriza a implantação do Programa Família Acolhedora em Suzano, que tem por finalidade a guarda provisória de crianças e adolescentes por famílias residentes na cidade. Também são de autoria do parlamentar as legislações que concedem atendimento preferencial às pessoas com fibromialgia e, no caso de criança e adolescente que tenha sido vítima de abuso sexual, a prioridade absoluta ao atendimento psicológico em toda a rede pública de Saúde do município de Suzano.
Lázaro de Jesus ainda foi o responsável por instituir no calendário oficial do município o Dia da Igreja Universal do Reino de Deus, a ser comemorado anualmente em 9 de julho; a campanha Junho Violeta, que tem o objetivo de desenvolver ações de mobilização, sensibilização e conscientização da população sobre todos os tipos de violência contra as pessoas idosas; e a Semana dos Esportes Paralímpicos, a ser celebrada dentro da semana do dia 21 de setembro.
O vereador teve aprovada e publicada a lei que cria o Selo de Responsabilidade Social “Parceira das Mulheres”, para certificar empresas que priorizam a contratação de mulheres vítimas de violência doméstica ou que incentivem a disseminação de tecnologias sociais com foco no empreendedorismo feminino.