Pedro Ishi segue montando seu time de confiança para o início da gestão 2025-2028 e, nesta quinta-feira (19/12), o nome da vez foi o do administrador Claudinei Galo, que seguirá responsável pelas equipes da Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana.
Formado em Administração e Ciências Jurídicas pela Universidade Braz Cubas (UBC), ele, que é natural de São Paulo (SP) e de uma tradicional família do município, trabalha no serviço público desde 1983, tendo ocupado cargos administrativos nas esferas municipal e estadual. O início de sua carreira se deu na Secretaria de Estado da Segurança Pública, vindo a trabalhar como escrivão em delegacias da Polícia Civil nas cidades de Ribeirão Pires, Santo André e Suzano. Foi convidado a integrar o Executivo local em 2013, como diretor da Secretaria de Educação. Graças à sua experiência, foi secretário municipal de Governo (2015), Educação (2016) e de Assistência e Desenvolvimento Social (2017), antes de ser chamado em 2018 pelo prefeito Rodrigo Ashiuchi para assumir a liderança das equipes de Transporte e Mobilidade Urbana.
Sob sua supervisão, o setor conseguiu vários avanços que o credenciaram a seguir no setor. Por exemplo, no período, o Transporte realizou 699 ações para revitalização e implantação de rampas de acessibilidade em toda a cidade, sendo 424 novos acessos e outros 275 aprimorados. Este é considerado um serviço fundamental para democratizar o pleno deslocamento de pessoas com deficiência (PCDs). Outro ponto de destaque foi a implementação de 13 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas, provocando assim um impacto positivo nos deslocamentos para o centro expandido, para a região norte e para o limite com Mogi das Cruzes.
Galo destacou ainda que o Plano Cicloviário, realizado em conjunto com a Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação, prevê a instalação total de 150 quilômetros de vias, sendo este um trabalho que seguirá na gestão Pedro Ishi. “O número de veículos nas ruas de Suzano triplicou ao longo dos últimos 20 anos. Por isso, temos um importante trabalho na busca por mais fluidez ao trânsito local. Este trabalho passa não só pelo trabalho de sinalização e pela engenharia urbana, mas também pelo fomento ao uso das ciclovias e ciclofaixas que, sem dúvida, podem desafogar as ruas. Com a confiança do nosso novo prefeito, seguiremos fazendo isso e muito mais”, apontou.
Pedro Ishi exaltou o trabalho de Galo na pasta, reforçando que o profissional tem sua total confiança para seguir no cargo. “Quando falamos de qualidade de vida e segurança da população, o trânsito e a mobilidade urbana são tópicos fundamentais que requerem conhecimento, agilidade e praticidade, aspectos que o Galo dominou muito bem ao longo da gestão Rodrigo Ashiuchi. Estamos falando de um profissional que está no poder público desde 1983, com mais de dez anos de atuação apenas na administração municipal de Suzano, portanto, ele conhece bem os caminhos para uma boa gestão. É com muito prazer que seguiremos contando com ele para a cidade se manter avançando”, disse.
Por fim, o prefeito Rodrigo Ashiuchi reforçou que a dedicação e o empenho do gestor são características marcantes que também o credenciaram à pasta. “Entre diferentes cargos, eu trabalhei com o Galo ao longo dos meus dois mandatos e, nesse período, confirmo a todos que além de entregar resultados, ele tem a determinação e a presteza necessárias para seguirmos evoluindo neste setor que é fundamental para o bem-estar dos suzanenses”, finalizou.
Perfil
Claudinei Valdemar Galo nasceu no dia 27 de agosto de 1964, em São Paulo, e é formado em Administração e Ciências Jurídicas pela Universidade Braz Cubas (UBC).
Filho do ex-vereador, ex-presidente da Câmara de Suzano e um dos fundadores do bairro Vila Amorim, Antônio Valdemar Galo, o agente trabalha no serviço público desde 1983, tendo ocupado diversos cargos de administração nas esferas municipal e estadual com uma trajetória que teve início no setor administrativo da Secretaria de Estado da Segurança Pública. Após isso, Galo veio a trabalhar por 23 anos como escrivão em delegacias da Polícia Civil nas cidades de Ribeirão Pires, Santo André e, finalmente, Suzano, onde segue estabelecido.
Entre 2013 e 2014, o profissional assumiu o cargo de diretor na Secretaria Municipal de Educação de Suzano, sendo convidado a ser titular da Secretaria de Governo em 2015 e da de Educação em 2016. Já no início da gestão Rodrigo Ashiuchi, em 2017, Galo foi escolhido para ocupar a pasta da Assistência e Desenvolvimento Social e, finalmente, em 2018, passou a desenvolver seus trabalhos na Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana, onde segue até os dias de hoje.