GCM DE GUARULHOS AMPLIA TREINAMENTOS E CONHECIMENTOS SOBRE VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA NA CIDADE

0
76

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos ampliou na última sexta-feira (13) os treinamentos e os conhecimentos acerca de violência obstétrica em palestra realizada para agentes na Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Guardas (Efag). A equipe é o canal 24h que atende essas demandas, por meio do telefone 153, conforme determina a lei municipal 8.220/23.

Considera-se violência obstétrica todo ato praticado pelo médico, pela equipe do hospital, por um familiar ou acompanhante que ofenda, de forma verbal ou física, a gestante, a parturiente, a puérpera ou o recém-nascido. “Nosso canal está ativo para o recebimento de denúncias com o objetivo de fiscalizar, identificar, combater e erradicar toda a prática de violência obstétrica na cidade”, afirmou o secretário de Segurança Pública, Márcio Pontes.

Em agosto a equipe recebeu o primeiro chamado do tipo. Após informar que um hospital da rede particular estava se negando a manter a internação de uma mulher por 72 horas, necessária para o acompanhamento de um aborto retido, uma equipe da Patrulha Maria da Penha foi designada ao local e contribuiu para que o desfecho do atendimento fosse satisfatório, com a mulher recebendo a cobertura do convênio médico e sem o encaminhamento a um Distrito Policial.

Denúncias

Para denunciar, o solicitante deverá fornecer ao atendente da Central 153 informações relativas ao tipo de violência praticada, local, dados da possível vítima e demais detalhes relacionados ao fato, bem como eventuais testemunhas, caso possua, para possibilitar o atendimento e o devido encaminhamento.

Foto: Divulgação/PMG
16/12/2024

Compartilhar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui