As férias escolares são um período de descanso e lazer para as crianças, mas que exigem muita atenção dos pais para que os pequenos estejam protegidos e recebam todos os cuidados necessários.
A infância é uma fase de descobertas, em que habilidades motoras como equilíbrio, agilidade e coordenação ainda estão em desenvolvimento. Por isso é muito comum acontecerem acidentes durante as atividades ao ar livre ou dentro de casa.
O oftalmologista Fabio Pimenta, do H.Olhos, Hospital de Olhos da rede Vision One, reforça que os olhos são uma região do corpo bastante sensível e cita algumas das brincadeiras que oferecem riscos à visão:
– estilingues e brinquedos que soltam dardos ou bolinhas;
– jogos de bola, especialmente as menores usadas em esportes como frescobol, tênis e squash.
“Quando a região da visão é atingida, é importante não apertar e nem deixar a criança apertar os olhos. O responsável deve verificar se há sinais de irritação, se ela está enxergando bem e se consegue movimentar os olhos. Em caso de sinal de trauma é fundamental procurar imediatamente um pronto atendimento em oftalmologia para que possa ser investigado se houve uma lesão de superfície ou até algo mais sério, como um descolamento de retina”, recomenda o médico.
O Dr. Fabio Pimenta dá uma dica para proteger o olho machucado, antes de levar ao pronto atendimento oftalmológico:
– utilize em copo de café descartável ou o fundo, se ele for de tamanho maior;
– proteja com uma com uma gaze e coloque sobre o olho lesionado sem apertar;
– utilize fita adesiva para curativos para fixar.
De acordo com o oftalmologista Fabio Pimenta, “desta forma o olho não sofrerá maior dano, pois não haverá pressão e ficará protegido contra manipulação e contaminação”. O especialista orienta sobre mais alguns cuidados para proteger os olhos das crianças:
– não deixe a criança pular ou correr com lápis de desenhar ou outro objeto pontiagudo na mão;
– mantenha os produtos de limpeza bem fechados e fora do alcance dos pequenos;
– caso alguma substância química entre em contato com os olhos, lave com bastante água corrente e procure um pronto atendimento;
– oriente a criança a lavar sempre as mãos após acariciar o animal de estimação, a fim de proteger os olhos de possíveis irritações alérgicas;
– se houver sinal de alergia ocular, faça uma lavagem com soro fisiológico e procure um oftalmologista para que verifique se ficou algum resíduo.
As crianças podem se machucar das formas mais inesperadas e é importante que os responsáveis estejam preparados para realizar os primeiros socorros e, em seguida, que procurem um especialista para que complemente o tratamento com maior eficácia.