A Secretaria Municipal de Educação concluiu na última sexta-feira (29/11) as atividades de produção literária realizadas em parceria com o programa “Escritor Para o Futuro”. Pouco mais de 200 estudantes da Escola Municipal Luiz Romanato, do bairro Vila Maluf, participaram de uma tarde de autógrafos durante a entrega dos exemplares em uma cerimônia realizada no pátio da unidade escolar.
O projeto, que visa estimular reflexões sobre temas globais como sustentabilidade e erradicação da fome, já formou 1.360 alunos da rede municipal desde que começou a ser realizada na cidade, em 2022. Os estudantes, que compõem o 2º e 3º ano do ensino fundamental, produziram os livros com base em um Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) escolhido com os professores.
O processo consiste em selecionar uma temática com base no ODS e, em seguida, escrever e desenhar uma história que represente a ideia escolhida em conjunto. O professor então envia o texto e as ilustrações para a plataforma do “Escritor Para o Futuro”, que realiza a diagramação e a publicação do livro. Cada turma realiza uma obra e cada aluno ganha uma cópia do material que escreveu. A escola também recebe um exemplar de cada turma para compor o acervo da sua biblioteca e todos os livros são disponibilizados em formato digital (e-book).
Além da Luiz Romanato, outras três escolas participam do projeto na cidade: Professora Sonia Regina Alonso Ostermayer, do Recanto São José; Professora Therezinha Pereira Lima Muzel, do Jardim São José; e Vereador Waldemar Calil, do bairro Cidade Boa Vista.
O secretário Leandro Bassini, presente durante a tarde de autógrafos, destacou o desenvolvimento pedagógico que os jovens autores obtiveram com a construção da obra. “A produção destes livros aguçou a criatividade destas crianças. O programa cumpriu bem seu papel e esperamos que esse seja o primeiro de muitos livros a serem produzidos pelos alunos na vida”, declarou o chefe da pasta.
Também participaram da cerimônia os representantes da equipe do setor de “Programas, Projetos e Inovação” da Educação suzanense, Sueli Stuchi e Ronaldo Junior; a diretora de Ensino da Secretaria Municipal de Educação, Maria de Lourdes Masiero; a coordenadora da Supervisão, Sílvia Pintan; a diretora da escola, Cristiane Carvalho; a supervisora da unidade, Marta Sonaro; as representantes do Núcleo Pedagógico do Ensino Fundamental, Marilene Ferreira e Francisca Joelma; e a professora de Atendimento Educacional Especializado, Fabiana Squilacce.
Crédito das fotos: Mauricio Sordilli/Secop Suzano