A Defesa Civil de Itaquaquecetuba realizou uma reunião de alinhamento para a Operação Verão 2024/2025. A ação tem por finalidade adotar medidas preventivas na incidência de ocorrências de deslizamentos, enchentes e alagamentos, com previsão de início em 1º de dezembro e término em 30 de março de 2025, podendo ser prorrogado até 15 de abril.
A novidade para este ano é que a operação inclui também o período de queimadas, em virtude das precipitações pluviométricas no verão. A chamada Operação Estiagem terá início em 1º de maio e término previsto em 30 de outubro de 2025. As ações fazem parte do Plano Municipal de Contingência desenvolvido a partir de análises, avaliações e mapeamentos dos cenários de risco caracterizados com hipótese de desastre.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil municipal, Anderson Marchiori, em Itaquá foram mapeadas 19 áreas de inundação, 30 de alagamento e 18 de deslizamento. “Esse é um momento preparatório e muito importante com as equipes que atuam diretamente nas ocorrências. Prestar atendimento à população em casos de incidentes de toda a natureza é a nossa prioridade. As previsões apontam grandes volumes de chuva para os próximos meses e estamos preparados.”
O plano também estabelece a participação da Guarda Civil Municipal, das secretarias de Mobilidade, Habitação, Serviços Urbanos, Desenvolvimento Social, Saúde, Educação, Meio Ambiente, associações de bairro, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (Aprociv), Sabesp, Unicamp, IBGE e Corpo de Bombeiros.
O prefeito Eduardo Boigues falou sobre o voluntariado. “O trabalho conjunto é de fundamental importância em situações de deslizamentos, soterramentos, inundações e alagamentos. A população deve ficar alerta e, em casos de emergência, ligar para o 199.”
O chefe do Executivo destacou também a importância do trabalho preventivo. “Estamos reforçando os serviços de limpeza de rios e córregos, temos 20 ecopontos pela cidade e nesta semana inauguramos a cooperativa de reciclagem, tudo isso para evitar o acúmulo de lixo e resíduos descartados de maneira incorreta que prejudicam ainda mais a cidade durante a chuva”.
Para receber alertas da Defesa Civil, basta enviar um SMS com o CEP para o número 40199.
Fotos: Eduardo Borges