A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social prestou contas na Câmara de Suzano na quinta-feira passada (14). A atividade foi comandada pelo presidente da Comissão de Política Social, vereador José de Oliveira (MDB), o Zé Oliveira, e contou com a presença do membro da comissão, o parlamentar Lazario Nazaré Pedro (Republicanos), o Lázaro de Jesus.
Zé Oliveira destacou a importância da prestação de contas no Legislativo, tanto para a população quanto para os vereadores. “Temos a obrigação de estar muito bem informados”, disse.
Apresentação
A apresentação foi feita pelo secretário Geraldo Garippo. Ele disse que a secretaria dispõe de cinco postos de atendimento do Cadastro Único do município, que são os Centros de Referência da Assistência Social (Cras), localizados no Boa Vista, Palmeiras, Centro, Casa Branca e Gardênia Azul
Auxílio Locação
Lázaro de Jesus questionou qual o valor do Auxílio Locação, atualmente entregue a oito mulheres vítimas de violência doméstica e seus dependentes. Garippo informou que é um recurso de R$ 500, pelo período de 12 meses, passível de renovação pelo mesmo período. “É um valor fixo em lei, para que ela possa se reorganizar até conseguir emprego e renda”, disse. “Vamos encaminhar nos próximos meses um projeto de lei para que este valor passe a ser de meio salário mínimo e que possa atender outros grupos vulneráveis”, completou.
O parlamentar também perguntou sobre o número de pessoas em situação de rua. “Qual o procedimento que está sendo tomado”, questionou. Garippo disse que se trata de uma questão complexa e de difícil solução. “A população de rua de Suzano é significativa. Temos fortalecido a abordagem da assistência social e é um desafio que não é exclusivo da assistência social, pois envolve questões de saúde, de segurança pública e de desenvolvimento econômico, para encontrar saídas para que retornem ao mercado de trabalho.”
Lázaro de Jesus ainda perguntou sobre a possibilidade de implementação do terceiro Conselho Tutelar de Suzano, e o secretário disse que isso está no plano de governo do prefeito eleito Pedro Ishi (PL).