MOGI INTENSIFICA AÇÕES DE PREVENÇÃO DURANTE A SEMANA ESTADUAL DE MOBILIZAÇÃO DAS ARBOVIROSES

0
98

A Prefeitura de Mogi das Cruzes promoveu, nesta segunda-feira (11/11), a abertura da Semana Estadual de Mobilização Social para Combate às Arboviroses, realizada em todo Estado de São Paulo até o dia 16 de novembro. A programação foi iniciada com o Treinamento e Capacitação de Brigadistas, que reuniu representantes de todos equipamentos municipais no auditório do Cemforpe.

-> Receba a noticia da sua região na palma da sua mão! Clique aqui e entre em nosso grupo de Whatsapp!

No encontro, a equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde apresentou detalhes sobre a situação epidemiológica da dengue em Mogi das Cruzes, dados sobre casos e orientações sobre os cuidados que devem ser adotados de forma permanente para conter o avanço da doença na cidade. “Estamos disponibilizando o check-list com tarefas que precisam ser realizadas uma vez por semana”, explicou o veterinário do Núcleo de Prevenção e Controle de Arboviroses, Jefferson Renan de Araújo Leite.

Outras ações serão realizadas ao longo da semana, em parceria com setores específicos como Comunicação Social (criação de materiais para divulgação); Secretaria de Infraestrutura Urbana (intensificação de limpeza de terrenos e áreas públicas com descarte irregular de lixo ou entulho); Secretaria de Educação (atividades de mobilização para alunos e servidores); Secretaria de Meio Ambiente (organização dos Ecopontos).

O trabalho preventivo nesta época do ano é fundamental para prevenir e conscientizar a população, municípios, organizações públicas e privadas sobre a necessidade de eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, antes do período mais quente e chuvoso do ano.

Todo cidadão deve reservar pelo menos 10 minutos semanais para vistoriar e eliminar possíveis focos do mosquito transmissor da dengue. As últimas avalições de densidade larvária apontaram aumento significativo de infestações do Aedes aegypti em toda a cidade e a grande maioria dos focos está nas residências, em situações que poderiam ser evitadas com a remoção de baldes, potes de animais e até mesmo pelo acúmulo de materiais recicláveis.

Compartilhar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui