As obras do quarto reservatório de amortecimento de cheias do Córrego Romanópolis, em Ferraz de Vasconcelos, estão aceleradas. O novo piscinão localizado na rua José Maria Claro, no Jardim Castelo, terá capacidade de armazenar 20 milhões de metros cúbicos de água amenizando os efeitos das chuvas na região central, especialmente no ponto atrás do Ginásio Municipal de Esportes Marcílio Guerra.
Com um custo de R$ 4.946.118,35, a obra foi iniciada no dia 29 de abril deste ano com prazo de conclusão de sete meses. Os recursos são realizados com verbas do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro), órgão do governo estadual e recursos próprios da Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos.
Em breve, o novo reservatório será entregue. A Secretaria de Obras da Prefeitura de Ferraz realizou uma vistoria no local nesta segunda-feira (28) para verificar o andamento dos serviços.
Segundo o secretário de Obras, Antonio Carlos dos Santos, o Carlinhos, os serviços estão executados no cronograma já para amenizar os efeitos das chuvas do próximo verão.
A característica deste reservatório é a de utilizar os recursos mais “naturais” possíveis para reservar o excedente de água e evitar que a água vá toda de uma vez para o centro do município.
O sistema funciona sem bomba. A água fica retida no vale e depois vai dissipando gradualmente para o córrego. Um trecho do reservatório tem uma espécie de “asa” de avião que serve como dissipador. Além disso, outros detalhes técnicos também formam esta obra como a “bolsacreto”, um sistema construtivo usado para proteção de margens, estabilização de encostas, canalização de córregos, construção de barragens e outros. São as bolsas de concreto.
A cidade já dispõe de outros reservatórios: o primeiro situado atrás do Tenda Atacadista; o segundo na rua Guanabara, o terceiro no Parque São Francisco e este último em fase final de obras. Três foram construídos na atual gestão.
Texto: Cristina Gomes – MTB: 26.802/SP/Secom Ferraz.
Fotos: Laura Ramos / Secom Ferraz.