Na tarde desta quarta-feira (23), por volta das 14h, uma operação da Polícia Militar na área da 3ª Companhia do 17° Batalhão da PM/M resultou na interceptação de um veículo GM/Spin preto, envolvido em tráfico de animais silvestres. A ação teve início após o Centro de Operações da Polícia Militar (COPOM) alertar sobre a passagem do carro pela Freguesia da Escada, em Guararema. O veículo, cujas placas indicavam envolvimento com crimes ambientais, foi monitorado pelas câmeras do sistema CSI.
Por volta das 13h50, o carro foi avistado na Rua Dr. Falcão, e as equipes policiais, incluindo as viaturas M-17351 e M-17334, conseguiram abordar o veículo na Praça 9 de Julho. No interior do carro, o motorista portava R$ 4.776 em dinheiro, que ele alegou ser para a compra de outras aves.
Durante a busca veicular, os policiais encontraram 163 aves, entre elas araras, papa-capins e coleirinhas, em condições de maus-tratos, sem alimento e em péssimas condições sanitárias. Vinte das aves estavam mortas, e outras apresentavam sinais de desidratação e lesões.
O motorista afirmou ter adquirido as aves em uma feira clandestina no bairro Vila Mara, em São Paulo, pagando R$ 13.000 por elas. Ele planejava entregar os animais a uma pessoa em Jacareí. O caso foi encaminhado à Delegacia de Meio Ambiente de Mogi das Cruzes, onde o suspeito foi detido e as aves encaminhadas para reabilitação no CETRA, com o apoio da Polícia Ambiental.
A autoridade de plantão lavrou o Boletim de Ocorrência pelo crime ambiental de tráfico de animais, previsto na Lei 9.605/98.