Cinema ao ar livre totalmente movido a bicicletas! O BikeCine é um cinema itinerante e que funciona apenas com energia limpa e sustentável, gerada pelo próprio público, pedalando. Mogi das Cruzes recebe o projeto pela primeira vez, no dia 11 de outubro, sexta-feira, em sessão gratuita no Parque Airton Nogueira.
A programação na cidade traz exibição de filmes curtas variados, com recursos de acessibilidade, seguido pelo longa-metragem “Nosso Sonho”. A produção musical conta a história emocionante da famosa dupla brasileira, Claudinho e Buchecha.
Os ingressos ficam disponíveis para o público on-line pelo site Link e também com distribuição presencial no local, uma hora antes do evento.
O novo conceito de cinema une cultura, entretenimento, sustentabilidade e esporte. Lançado este ano no Brasil e já passou por 30 cidades, apresentando 71 sessões para 10.055 pessoas.
Como funciona o BikeCine
O público pode escolher de onde assistir aos filmes: acomodados na plateia de cadeiras ou pedalando nas estações de bicicletas, participando ativamente.
São 12 bicicletas fixas e quatro bases para acoplar as “bikes” trazidas pelo próprio público, totalizando 16 estações que captam a energia gerada pelos ciclistas. Também é possível colaborar pelo “pedal de mão”, ideal para diversão das crianças, idosos e pessoas com mobilidade reduzida, promovendo maior acessibilidade. O BikeCine é para todos.
Toda energia gerada é consumida no momento e, quanto mais rápidas forem as pedaladas, maior é a energia produzida. Um sinalizador exibe a carga de energia em tempo real e avisa se for preciso pedalar mais. Se baixar, os ciclistas são estimulados ou convidados ao revezamento durante as sessões.
Tecnologia também nas imagens. A exibição dos filmes no BikeCine é feita na tela inflável da Airscreen, equipamento com tecnologia de ponta, que oferece projeção de alta qualidade ao ar livre. Tudo para garantir a melhor experiência ao público.
O BikeCine é uma experiência cultural colaborativa, ecológica, inclusiva e diferenciada. O projeto tem parceria de desenvolvimento com os já bem-sucedidos cinemas ao ar livre, o Cine Autorama e o CineSolar.
“Este novo projeto reúne tantas pautas que consideramos importantes para a população e para o planeta. Assim, é uma grande alegria estrear em Mogi das Cruzes. Cultura, entretenimento, bem-estar, mobilidade, sustentabilidade, conscientização e inclusão estão entre os temas que queremos discutir com o BikeCine.”, compartilha Marco Costa, coordenador geral e idealizador do BikeCine.
O Bikecine é viabilizado em Mogi das Cruzes por meio do ProAC, apoio do Instituto Criarte, correalização Studio Casa 7 e Efecto Cine, realização BikeCine e Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e Governo do Estado de São Paulo.