ESPAÇO IAUÊ RECEBE INDÍGENAS DA ETNIA PATAXÓ PARA RITUAL TRADICIONAL DE BARREAMENTO

0
292

O Espaço Iauê, ponto de cultivo de culturas originárias em Poá (SP), recebe no dia 10 de agosto (sábado), representantes da Aldeia Pequi, localizada em Cumuruxatiba (BA), para um ritual tradicional do povo Pataxó: o barreamento das paredes da casa construída no espaço. Após o ciclo de bioconstrução realizado em junho, chega o momento de finalizar a técnica construtiva que utiliza materiais de baixo impacto ambiental, criando sistemas alternativos de moradia e novas possibilidades de vivências dentro da cidade.

Os pataxós Edilson, Peroba e Pajé retornam para receber o público e colocar em prática todo o conhecimento ancestral dos povos indígenas. “Estaremos abertos logo pela manhã para iniciar preparação do barro e entoar os cantos tradicionais. Esse é um evento único, que vem potencializar o Agosto Indígena em nosso município, uma data para marcar a importância dos povos indígenas para a sociedade”, comenta Camila Gomes, uma das idealizadoras do Espaço Iauê.

Para o povo Pataxó essa é uma tradição antiga, que traz muita alegria e boa sorte a toda comunidade presente. “Diante de tantas notícias sobre violências contra os povos indígenas e a demora com as demarcações dos territórios, é muito importante reavivar essas tecnologias ancestrais”, completa Camila, que é indígena das etnias kayapó e pataxó.

Evento aberto ao público

Iniciando às 6h da manhã, essa atividade é gratuita e aberta a todo o público sendo necessário fazer uma inscrição prévia pelo formulário disponível no perfil do Instagram do Espaço Iauê (@espacoiaue). O horário limite de chegada ao espaço é 8h da manhã, sendo aconselhável ir com roupas confortáveis e que possam ser sujas de barro. É importante também levar garrafa de água, protetor solar e repelente.

Aos que preferirem acampar no espaço desde sexta-feira (09), é necessário levar barraca, colchão e itens pessoais. Será ofertado café da manhã e almoço para os participantes. Como o evento é sujeito à lotação, a inscrição prévia é imprescindível. Este é um projeto contemplado pela Lei Paulo Gustavo do Estado de SP/2024.

Agosto Indígena

9 de agosto foi a data escolhida para celebrar o Dia Internacional dos Povos Indígenas, para lembrar a importância dos indígenas ao redor do mundo e proteger seus direitos. Esse dia foi criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 1994, como forma de incentivo ao cuidado e à preservação das culturas, línguas e tradições únicas desses povos ao redor do mundo. Celebrar tal data é uma oportunidade de conhecer melhor aqueles que vieram antes de nós.

Compartilhar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui