O desassoreamento de 4,5 quilômetros do Rio Jundiaí, entre a avenida Japão e a adutora da Sabesp, em Jundiapeba, foi concluído, trazendo alívio para a região do Oropó e Jundiapeba ao minimizar os riscos de enchentes. Essa ação faz parte do Programa Rio Vivos, promovido pelo Governo do Estado de São Paulo em parceria com a Prefeitura de Mogi das Cruzes, visando a melhoria da qualidade e do escoamento das águas fluviais, especialmente durante o período de estiagem.
A intervenção beneficia toda a bacia do Oropó, abrangendo os bairros Jardim Oropó, Jardim Aeroporto 1, 2 e 3, Vila Jundiaí e toda a região de Jundiapeba. O desassoreamento remove sedimentos do leito do rio, aumentando a vazão da água e, consequentemente, reduzindo os riscos de enchentes. Realizado na época de estiagem, o serviço garante que, ao chegar o verão, o leito do rio esteja limpo e preparado para enfrentar as chuvas.
As próximas etapas do Programa Rios Vivos em Mogi das Cruzes incluem a limpeza do piscinão do Parque Santana e o desassoreamento do trecho final do ribeirão Ipiranga. Essas ações beneficiarão a região central da cidade e melhorarão a funcionalidade dos dispositivos de combate às enchentes.
Além disso, o programa prevê a limpeza do trecho final do Córrego dos Canudos, em Braz Cubas, próximo à foz do rio Tietê, e a Prefeitura de Mogi das Cruzes solicitou a limpeza do trecho final do Córrego dos Corvos, no distrito de Cezar de Souza, visando beneficiar a região leste da cidade.
O investimento total para o trabalho de limpeza é de R$ 4.040.712,94, sendo 80% financiados pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro) e 20% como contrapartida da Prefeitura.
Com essas ações, espera-se um significativo impacto positivo na qualidade de vida dos moradores, promovendo segurança e bem-estar para toda a região.