JOVEM TALENTO DE ARUJÁ CONQUISTA BRONZE NA PRIMEIRA OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO

0
326

Miguel Moraes Ramos de Oliveira, de 13 anos, aluno da 7ª série do Ensino Fundamental II da Escola Estadual (EE) “Doutor Renê de Oliveira Barbosa”, foi um dos vencedores da 1ª Olimpíada de Matemática das Escolas Estaduais de São Paulo, promovida pelo Governo do Estado. Miguel conquistou a medalha de bronze após passar por duas fases da competição.

No dia 12 de julho, Miguel esteve acompanhado por seus pais, Tamara Moraes e Tiago Jesus dos Reis Oliveira, sua irmã Heloísa, de 15 anos, e sua avó Geralda Marina Jesus dos Reis Oliveira para visitar o prefeito de Arujá, Dr. Luis Camargo, na Prefeitura para celebrar a conquista do jovem.

Miguel, que sempre teve afinidade com as Ciências Exatas, mostra interesse por Matemática desde pequeno, ajudando seus pais a somar preços no supermercado e criando novos brinquedos. Ele também é um entusiasta de atividades ao ar livre, como andar de bicicleta e jogar futebol, além de ser autodidata em resolver problemas matemáticos pelo YouTube. Esta foi a segunda participação de Miguel na Olimpíada de Matemática, e ele ficou extremamente feliz ao saber que ganhou a medalha de bronze desta vez.

Além da Matemática, Miguel se dedica a cursos de Robótica, Inglês e Criação de Games. A Olimpíada de Matemática de 2024 contou com a participação de 127 mil alunos de escolas estaduais de todo o estado de São Paulo, dos quais 10.635 estudantes foram premiados, incluindo Miguel e outros alunos de Arujá.

A premiação de Miguel é um orgulho para a comunidade escolar e para a cidade de Arujá, destacando o talento e a dedicação dos jovens estudantes da região.

Grande Evento de Premiação em São Paulo

O governo de SP realizou no domingo 30/06, na Neo Química Arena, estádio do Corinthians, o maior evento de entrega de medalhas a estudantes que se destacaram na 1ª Olimpíada de Matemática das Escolas Estaduais de São Paulo. Com a presença do governador em exercício Felicio Ramuth, 10.635 alunos do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio foram premiados, de um total de 127 mil em todo estado.

“É uma grande alegria poder ver esta vitória do esforço, da dedicação e do empenho de cada um de vocês. Parabéns aos pais, parabéns aos alunos. Vamos juntos através da educação continuar construindo a cidade, o estado e o Brasil dos nossos sonhos. Que Deus abençoe a cada um de vocês”, afirmou Felicio.

Estiveram presentes na cerimônia o secretário da Educação, Renato Feder, dirigentes de ensino estaduais, organizadores da 1ª Olimpíada de Matemática, professores e familiares dos alunos medalhistas. Com apoio da ONG Parceiros da Educação foram realizados um total de 450 eventos de premiação nas 91 diretorias regionais de ensino.

Nas cerimônias pelo estado, foram entregues 16.400 medalhas de ouro, 35.764 de prata e 75.118 de bronze. Todas as 644 cidades de São Paulo com unidades da rede pública estadual terão ao menos um estudante medalhista. Foram classificados os 5% melhores colocados nas provas exclusivas de matemática da Olimpíada em cada cidade.

“A Omasp foi criada para identificar talentos na matemática, nossos ‘camisa 10’ na disciplina, valorizá-los com medalhas e incentivar todos os estudantes a se interessarem por essa disciplina tão importante”, afirma o coordenador de olimpíadas, Roberto Serra Campos Junior.

Mais Olimpíadas e Mais Conhecimento

Em continuidade às ações da Educação para valorizar o aprendizado de matemática, todos os 16.400 medalhistas terão, no segundo semestre, o aprofundamento do ensino de matemática e preparação para a OBM (Olimpíada Brasileira de Matemática).

No segundo semestre deste ano, a Secretaria da Educação dará sequência à organização de eventos “olímpicos”. Desta vez, com a inédita Olimpíada Estadual de Redação. A ação tem como objetivo fomentar a escrita dos estudantes e desenvolver as competências e habilidades relacionadas à produção textual e ao aprendizado na disciplina de língua portuguesa. Os estudantes farão as redações que disputarão medalhas de ouro, prata e bronze entre os dias 19 e 27 de agosto.

A conquista de Miguel e dos demais estudantes é um testemunho do impacto positivo das olimpíadas acadêmicas, incentivando o interesse e a excelência em disciplinas fundamentais para o desenvolvimento educacional.

Compartilhar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui