O programa “Cola aí: Minha Escola na TV”, da Secretaria de Educação de Suzano, abordou o tema do dever de casa em sua edição de junho com o objetivo de reforçar a importância de se manter uma rotina de estudos também fora do ambiente escolar. O conteúdo gravado na última quarta-feira (26/06), e que segue disponível no canal oficial TV Prefeitura de Suzano, da administração municipal no Youtube, acompanhou os alunos exercitando os ensinamentos em seus lares, sozinhos e acompanhados de parentes e responsáveis.
Para demonstrar perfis variados de estudantes e as diferentes formas de assimilar o conteúdo, foram produzidas matérias com seis personagens, que compartilharam com o público o gosto pelo dever de casa. O público teve a oportunidade de acompanhar algumas das atividades desenvolvidas desde o G2 até a modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), passando pelas tarefas do 2º, 4º e 5º anos. Participaram desta edição os estudantes das Escolas Municipais José Celestino Sanches, do Jardim Varan; Professora Mônica Sonia Franco Pinheiro Maida, do Bairro dos Moreiras; e Professora Alice Setuko Honda Miyake, da Vila Figueira.
Ao longo do programa, os alunos puderam mostrar como se organizam para cumprir os deveres que são propostos pelos professores, os conteúdos que mais exercitam em casa e as pessoas que dão auxílio no desenvolvimento das tarefas, no caso de dúvidas. Neste contexto, foram apresentadas imagens das crianças e dos adultos do EJA fazendo contas de matemática e reforçando o aprendizado com a plataforma Matific, que desafia o conhecimento por meio de jogos interativos.
Durante as matérias, também houve espaço para que os pais pudessem mostrar de que maneira contribuem com a mobilização dos filhos para praticarem os ensinamentos em casa, demonstrando o cuidado que devem ter para manter a rotina adequada de estudos. “As crianças que fazem o dever de casa se sentem mais seguras e confiantes”, disse a mãe de uma aluna do 5º ano da Escola Municipal Professora Mônica Sonia Franco Pinheiro Maida.
O secretário municipal de Educação, Leandro Bassini, afirmou que o dever de casa é fundamental para a assimilação do conteúdo proposto em sala de aula. “O programa teve o objetivo de reforçar a importância desta etapa do aprendizado. Mostramos que é necessário reservar um momento da rotina em casa para praticar as tarefas. Por isso, contamos com a participação dos pais e responsáveis nesse processo”, declarou Bassini.
Crédito das fotos: Reprodução/Secop Suzano