Durante um patrulhamento de rotina, policiais militares foram alertados pelo Sistema Muralha da GCM de Arujá sobre o roubo de uma motocicleta. Segundo o sistema, os criminosos utilizaram uma motocicleta amarela para cometer o crime.
Imediatamente, os guardas municipais iniciaram buscas pela região. Pouco tempo depois, avistaram um indivíduo conduzindo uma motocicleta amarela que correspondia à descrição fornecida. Ao abordar o suspeito, nada de ilícito foi encontrado. Contudo, o suspeito confessou sua participação no roubo e revelou que seu parceiro, havia fugido com a motocicleta roubada, de cor vermelha.
Os policiais do BAEP, após serem informados pelo sistema muralha sobre o crime, seguiram o trajeto da motocicleta. Na Mario Covas, encontraram uma poça de sangue, uma arma de fogo e sinais de fricção, típicos de uma queda de motocicleta.
Suspeitando que o criminoso tivesse se acidentado durante a fuga, os policiais verificaram os pronto-atendimentos da região. No Hospital OS São João, em Guarulhos, localizaram o suspeito do roubo, que havia dado entrada com um ferimento grave no pé devido a uma queda de motocicleta. O suspeito estava com a motocicleta vermelha roubada.
Ao ser interrogado, confessou sua participação no roubo e indicou o local onde a motocicleta roubada estava escondida. Com base nessas informações, os policiais foram até o bairro Fortaleza, em Guarulhos, onde recuperaram a motocicleta vermelha.
Devido aos ferimentos, o suspeito permaneceu hospitalizado sob escolta policial. A motocicleta vermelha foi devolvida ao proprietário, e os suspeitos do roubo foram detidos.