MOGI DAS CRUZES FECHA MAIO AMARELO COM MAIS DE 4 MIL ATENDIMENTOS EM AÇÕES DE EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO

0
195

As ações de educação para trânsito e segurança viária desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana durante o Maio Amarelo atenderam diretamente cerca de 4,1 mil pessoas em Mogi das Cruzes. A programação contou com atividades voltadas a todos os públicos e realizadas em diversas regiões da cidade, durante todo o mês.

Neste ano, o Maio Amarelo teve como tema “A paz no trânsito começa por você”. O movimento, realizado em todo o Brasil, chama a atenção da população sobre a necessidade de um comportamento mais seguro no trânsito e para o respeito à sinalização para evitar acidentes, sequelas e mortes.

“A educação para o trânsito ajuda muito a evitar acidentes e salvar vidas. Nos últimos anos, Mogi das Cruzes vem diminuindo os números de mortes em ocorrências e continuamos na busca da meta de diminuir ainda mais. Porque cada morte evitada não é apenas um número, mas sim uma vida salva e uma família que não perde uma pessoa querida”, afirmou o secretário municipal de Mobilidade Urbana, João Marcos Souza.

Ele lembrou que desde a criação do Departamento de Educação para o Trânsito e Segurança Viária, em 2021, mais de 50 mil pessoas já foram atendidas pelas ações realizadas pela Prefeitura de Mogi das Cruzes. Somente neste ano, 8 mil pessoas já foram atendidas pelas atividades desenvolvidas pelo departamento.

“Durante o Maio Amarelo, tivemos 4 mil atendimentos diretos, ou seja, as pessoas que receberam material educativo, participaram das ações e palestras. Mas, o impacto é bem maior, já que as informações também chegaram a quem passou pelos espaços públicos em que o trabalho foi realizado ou acompanhou as atividades divulgadas pela imprensa. Foi um resultado altamente positivo”, completou o secretário.

Programação

A programação de Mogi das Cruzes do Maio Amarelo foi aberta no dia 2, com o 2º Simpósio de Trânsito e Segurança Viária, realizado no Theatro Vasques e que reuniu especialistas para discutir o temas como direção defensiva, a utilização da tecnologia na fiscalização de trânsito, a segurança do pedestre, a formação de condutores e o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS).

No decorrer do mês tiveram destaque ações como o lançamento do Simulador de Distração, a Ação Mais Calma no Trânsito, os atendimentos da Escola Mirim de Trânsito, o Simulado de Emergência, realizado na avenida Francisco Ferreira Lopes, atividades voltadas aos idosos, ao transporte escolar, à segurança em rodovias e a motociclistas de entregas.

O encerramento ocorreu na última quarta-feira (29/05), com a premiação do 4º Concurso de Mobilidade e Educação. Ele teve a participação de alunos de Educação Especial, Ensino Fundamental, Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e contou com 71 trabalhos inscritos, um recorde na iniciativa.

A programação do Maio Amarelo em Mogi das Cruzes foi desenvolvida pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, sob a coordenação da Diretoria de Educação para o Trânsito e Segurança Viária, e contou com a participação de parceiros: Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Assistência Social, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária, Cresamu, DER e Detran/SP.

Compartilhar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui