FESTEIROS E CAPITÃES DE MASTRO SÃO ANUNCIADOS EM SOLENIDADE DE CORPUS CHRISTI

0
191

Em 2025, a Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes irá ocorrer de 29 de maio a 8 de junho. À frente da organização dela estarão os casais de Festeiros João Pedro Mota e Graziela Mota e de Capitães de Mastro Lizandro Leonardo da Silva Corrêa e Patrícia Aparecida do Espírito Santo Corrêa, cujos nomes foram anunciados na manhã desta quinta-feira (30), pelo Bispo Diocesano de Mogi das Cruzes, Dom Pedro Luiz Stringhini, pouco antes dele dar início à Solenidade de Corpus Christi, na Catedral de Sant´Ana.

Emocionados, os agora ex-Festeiros Eduardo Ferreira Rego e Milena da Costa Freire Rego e os ex capitães de mastro Wagner Baptista Santos e Ludmyla de Oliveira Baptista Santos, que comandaram a festividade de 2024, passaram as suas Bandeiras aos novos casais, que, ao lado da Associação Pró-Festa do Divino e da Diocese de Mogi das Cruzes, serão os responsáveis por conduzir uma das maiores festas em louvor ao Espírito Santo no Brasil.

Igualmente felizes, estavam os Festeiros, que vêm este novo momento de suas vidas como uma missão para fortalecer ainda mais a Fé deles, com a possibilidade de Evangelizar mais pessoas. “Para nós foi uma surpresa. Estamos bem emocionados, e sabemos a responsabilidade que é comandar uma Festa como esta. Somos devotos, participamos das Alvoradas, ajudamos na Associação e vamos dar o nosso melhor para honra e glória do Espírito Santo. E como diz o padre João Paulo da Silva (assessor eclesiástico da Festa do Divino) a Festa é do Divino”, destaca o Festeiro João Pedro.

Eletricitário aposentado há nove anos, João Pedro tem 65 anos. Por 40 anos atuou na área de produção e distribuição de energia. Graziela, de 61 anos, é aposentada e funcionária pública na Prefeitura de Poá. Eles são pais de Taís, de 38 anos, do Pedro, de 34 anos, e do Gustavo, de 29 anos. Por mais de 30 anos, eles frequentaram a Paróquia Imaculado Coração de Maria, no Jardim Universo, mas nos últimos 15 anos, eles têm participado mais das Missas na Igreja Nossa Senhora Aparecida e São Roque, em Brás Cubas; na Catedral de Sant´Ana; e também na Paróquia São José Operário, no Bairro do Mogilar, onde residem. “Mas a nossa Igreja do coração é a Capela Santa Rita de Cássia, na Rua Ipiranga (no Centro de Mogi)”, diz o Festeiro, que recebeu com surpresa a notícia desta Missão de estar à frente da Festa do Divino nesta semana. “Em outras oportunidades, já havíamos conversado sobre esta possibilidade, mas não era para ser. E desta vez, nós estávamos viajando, voltamos na segunda-feira (27) e na terça-feira (28) recebemos o padre João Paulo em casa para nos fazer o convite. Ficamos emocionados, mas também desesperados (risos) porque tínhamos de apresentar os Capitães de Mastro até hoje (quinta-feira). Eles são nossos amigos da outra igreja onde também participamos, a Paróquia São Maximiliano Kolbe, na Vila Lavínia”.

Ao lado de João Pedro e Graziela, estarão os Capitães de Mastro Lizandro Leonardo da Silva Corrêa e Patrícia Aparecida do Espírito Santo Corrêa. Ele tem 47 anos, é engenheiro e trabalha em São Paulo. Ela é diretora de escola, no Conjunto Santo Ângelo, e tem 50 anos. São pais de Bárbara, de 29 anos, e Thiago, de 19 anos. Moradores do Jardim Universo, estão ligados à Paróquia São Maximiliano Kolbe, na Vila Lavínia, onde já foram Festeiros por dois anos, na época da pandemia da Covid-19 (2019-2020 / 2020-2021). Eles contam sobre como foi receber a notícia de auxiliar os Festeiros. “Foi um susto. Nós não esperávamos, estamos há duas noites sem dormir, porque é muita emoção, mas ao mesmo tempo é muita responsabilidade. Embora tenhamos uma vida bem atuante na nossa Paróquia, já fomos Festeiros, atuamos na equipe da acolhida dos paroquianos, mas assumir essa responsabilidade da Matriz, a Festa do Divino, nos deu um ‘friozinho na barriga’”, ressalta a Capitã de Mastro. “Até então, atuávamos como leigos, ajudando na cozinha, e agora teremos essa linda oportunidade de nos dedicar ainda mais”, emenda o Capitão de Mastro, Lizandro Leonardo.

Os novos casais, agora irão se reunir com os membros da Pró-Divino, para saber quais serão os próximos passos a serem tomados, antes do início da Primeira Coroa do Divino, que já é realizada no mês de agosto, em preparação à Festa do Divino 2025. Até lá, eles irão decidir sobre o Tema e o Logo que irão permear a festividade no próximo ano.

Compartilhar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui