CAMPANHA NACIONAL DE POLIOMIELITE COMEÇARÁ NO PRÓXIMO DIA 27 EM SANTA ISABEL

0
204

O Ministério da Saúde anunciou a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite. A ação acontecerá entre os dias 27 de maio a 14 de junho e a Prefeitura de Santa Isabel, por meio da Secretaria de Saúde, disponibilizará doses da vacina em todos os postos do município. O público-alvo da iniciativa contempla todas as crianças menores de cinco anos de idade. O Dia D da campanha também já tem data para acontecer e será realizado em 8 de junho.

Atualmente, no Brasil, 85,64% das crianças com idade inferior a um ano estão vacinadas contra a poliomielite. Em Santa Isabel, a cobertura vacinal está acima da média nacional e 99,5% do público-avo local já está protegido contra a doença. A meta da Secretaria Municipal de Saúde é atingir integralmente o público-alvo, alcançando os 100% de adesão.

De acordo com o Ministério da Saúde, a poliomielite é uma doença grave caracterizada por um quadro de paralisia flácida, causada pelo poliovírus selvagem (PVS) tipo 1, 2 ou 3, que em geral acomete os membros inferiores, de forma assimétrica e irreversível. A campanha é fundamental para a redução do risco de reintrodução do poliovírus no Brasil. Ná há registro da doença no país desde 1994.

Atualmente, no Brasil, 85,64% das crianças com idade inferior a um ano, estão vacinadas contra a poliomielite. O objetivo da campanha também é elevar a cobertura vacinal, monitorada pelos indicadores de vacinação, e proteger a população brasileira contra doenças imunopreveníveis, além de ampliar a cobertura vacinal em todo o país, resgatando as crianças menores de cinco anos não vacinadas e intensificando as ações de comunicação.

A secretária municipal de Saúde, Dra. Helena Inácio, afirma que as 12 unidades de saúde do município irão receber as doses da vacina: “É muito importante que pais ou responsáveis pelas crianças menores de cinco anos de idade estejam atentos à vacinação. As crianças precisam estar protegidas da poliomielite, para que nunca mais a gente viva um surto como o que já vivemos no passado”.

Já o prefeito de Santa Isabel, Dr. Carlos Chinchilla, lembra que a vacinação contra a poliomielite é essencial para proteger as crianças contra essa doença viral e altamente contagiosa: “A paralisia infantil, pode causar paralisia permanente e a vacinação é a única forma de proteger nossas crianças. A partir do dia 27, procure uma unidade de saúde e pergunte sobre a vacina contra a poliomielite”.

Compartilhar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui