Os devotos do Divino Espírito Santo têm participado bem nos eventos da festividade, que está em seus 411 anos de fé e devoção, neste ano, e entra nesta segunda-feira (13) em seu quinto dia de Festa.
São demonstrações de fé que expressam a devoção ao Espírito Santo, logo nas primeiras horas do dia. Em tempos de Festa do Divino, os dias começam já a partir das 5 horas, com a Alvorada. Dezenas de fiéis se reúnem na Praça Coronel Benedito de Almeida e seguem em oração empunhando suas Bandeiras. Entre cânticos e orações, agradecem e renovam os pedidos. Os Festeiros e Capitães de Mastro deste ano são, respectivamente, Eduardo Ferreira Rego e Milena da Costa Freire Rego e Wagner Baptista Santos e Ludmyla de Oliveira Baptista Santos. Eles conduzem a Festa, sob o tema “Divino Espírito Santo, derramai em nossos corações o dom da Misericórdia”.
“São dias de muita renovação de fé, e eu tenho visto tudo caminhando muito bem, de uma maneira bem positiva. Há uma alegria imensa nos devotos, nos voluntários, de uma maneira geral. Tudo está fluindo bem, o que motiva para sigamos em frente com a Festa, e tenho certeza que vamos atingira o nosso objetivo, que é ajudar as entidades sociais”, comenta o Festeiro, feliz com o grande número de devotos que têm visto em todos os momentos da Festa.
O Império, onde ocorrem as rezas da Coroa do Divino, também tem sido um lugar de muita devoção e adoração. Ao longo do dia, a cada três horas há um grupo de rezaderia fazendo a reza, em cinco plantões que chegarão ao número 60 até o fim da Festa. As Coroas são realizadas nos seguintes horários: 7h, 9h, 12h, 15, 18h e 21h.
Na Catedral de Sant´Ana, às 19 horas, ocorrem as missas da Novena preparatória para o Dia de Pentecostes, dia 19 de maio, último dia da Festa do Divino. Os fiéis também têm comparecido para assistir às celebrações. O padre que preside a missa desta terça-feira (14) é o Padre Thiago Fragoso de Oliveira, pároco da Paróquia Santa Cruz, do Bairro da Ponte Grande, em Mogi das Cruzes. Neste ano, os Festeiros optaram por promover duas Passeatas das Bandeiras, cortejo que leva as Bandeiras até um local especial nas redondezas da igreja. Nesta terça, ela irá até a Escola Municipal Coronel Almeida. No próximo dia 16, quinta-feira, os devotos João Domingos Pinto e Ivani Martins Pinto recebem a Passeata, sempre acompanha pelo grupo de violeiros da Folia de Biritiba Ussu.
Parte festiva
Na Quermesse, ocorre a parte social e festiva. Ela abre diariamente, às 18h30, oferecendo uma programação musical bem variada, além de uma praça de alimentação com mais de 200 pratos diversos, feitos pelas 33 instituições beneficentes da Cidade, entre paróquias e entidades. A programação musical conta com música de grupo folclórico e shows musicais. O cantor italiano Tony Angeli e Banda promete muita diversão, a partir das 20 horas.
Durante a semana, ela funcionará até às 23 horas. Aos fins de semana (sábado e domingo), das 14 horas às 23h30, no Centro Municipal Integrado (CMI) “Deputado Maurício Najar” (com acesso pela Avenida Cívica), no Bairro do Mogilar. A tradição da Festa se une à solidariedade, proporcionando momentos de partilha e amor ao próximo.
É a maior expressão de fé e devoção de um povo fiel à sua tradição religiosa. Com uma expressiva participação popular nas suas festividades, a Festa consegue manter viva suas tradições nos dias atuais.