Todos os anos, a pergunta que as pessoas mais se fazem é: o que vamos ter de novidades neste na Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes? Não há muito o que se mudar em uma festividade tão tradicional. Mas a cada edição, a organização se esmera para apresentar uma programação especial e marcante.
E o tão esperado dia 9 de maio já está aí. A partir dele, a Cidade passa a respirar a Festa do Divino. Até o dia 19 de maio os devotos têm um compromisso diário com umas das dezenas atrações desta festividade religiosa e folclórica.
Respaldados pela Associação Pró-Festa do Divino, que neste ano completa 30 anos de fundação, e pela Diocese de Mogi das Cruzes, os Festeiros Eduardo Ferreira Rego e Milena da Costa Freire Rego e os Capitães de Mastro Wagner Baptista Santos e Ludmyla de Oliveira Baptista Santos prepararam uma programação bem especial, no ano em que se celebra, ainda, os 411 anos de fé e devoção da Festa do Divino em Mogi das Cruzes. O tema deste ano é “Divino Espírito Santo, derramai em nossos corações o dom da misericórdia”.
O primeiro ato da Festa, no dia 9 de maio, ocorre na casa do Festeiros, localizada em César de Souza, às 16 horas. É lá que eles e o casal de Capitães de Mastro farão a apresentação de suas Bandeiras e devolverão as que estavam usando aos seus respectivos donos, os Festeiros e Capitães de Mastro de 2023: Josmar Cassola Silva e Maria Tereza Pereira Cassola Silva e Ricardo Medina Alvarez e Maria de Lourdes Pereira da Silva Medina. Na oportunidade, também será feita a apresentação do Cetro e da Coroa. Em seguida, todos seguem para a Prefeitura Municipal, onde serão recebidos pelo prefeito Caio Cunha e pelo Bispo Diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini, para uma breve solenidade. Na sequência, em cortejo, todos seguem até a Praça Coronel Benedito de Almeida, onde está o Império e há mais ritos tradicionais: a bênção das novas Bandeiras, bênção das Bandeiras dos fiéis, o hasteamento das Bandeiras de Mogi, da Paz e do Divino, levantamento do Mastro e a bênção do Império.
Após toda essa solenidade na Praça Coronel Benedito de Almeida, todos seguem em procissão até o local da Quermesse, para a abertura oficial do espaço, que abriga 32 instituições beneficentes e paróquias. A estrutura da Quermesse funciona no Centro Municipal Integrado (CMI) “Deputado Maurício Najar”, na Avenida Cívica (s/nº), no Bairro do Mogilar. O local também irá ter as Bandeiras de Mogi, da Paz e do Divino nos mastros. Elas serão hasteadas em frente à entrada.
A Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes, além de preservar suas tradições centenárias, continua a inovar e atrair devotos e visitantes de toda a região. Com uma programação rica em eventos religiosos e culturais, além de impactar positivamente a economia local, a Festa mantém viva a chama da fé e da devoção na comunidade mogiana.
QUADRO
Programação religiosa:
– Novena na Catedral de Sant’Ana, com missas presididas por autoridades religiosas locais, a partir do dia 10 de maio.
– Alvorada diária, que ocorre às 5 horas, simbolizando a renovação da fé e a invocação do Espírito Santo.
Programação festiva:
– Quermesse diária com mais de 175 pratos e bebidas típicas, incluindo o famoso Tortinho, churrasco sete dons, doces típicos e o Afogado.
– Shows de renomados artistas como Demônios da Garoa, Ivan Lins, Dunga, Adriana Arydes, Tony Angeli, Maestro Lelis Gerson com o Show da Orquestra Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes com artistas mogianos, entre outroa artistas convidados.
– As novidades incluem o Subimpério da Quermesse, uma capela para orações e celebrações, e o hasteamento das Bandeiras na Avenida Cívica.
– Passeatas, procissões, caminhada, apresentações folclóricas e eventos culturais enriquecem a experiência festiva.
Festa da Caridade e Solidariedade:
– Destaque para a prática do consumo solidário durante a Festa, onde mais de 175 pratos e bebidas são oferecidos, incluindo o tradicional tortinho, churrasco sete dons, doces típicos e o Afogado.
– A tradição da Festa se une à solidariedade, proporcionando momentos de partilha e amor ao próximo.
Principais Eventos:
– Além das celebrações religiosas, destacam-se a Alvorada, Entrada dos Palmitos, Procissão de Pentecostes, Quermesse com shows gratuitos, Afogadão do Povo, Tapetes Ornamentais, Passeata das Bandeiras, Império e Subimpérios abertos pela região.
– Solidariedade e Engajamento Social: A Festa da Caridade é um ponto forte, onde o consumo solidário é praticado com amor, arrecadando fundos para projetos sociais que beneficiam a comunidade local.
Impacto Econômico e Turístico:
– Além de seu significado religioso, a Festa desempenha um papel importante no desenvolvimento econômico e turístico da região.
– Estratégias inovadoras de marketing digital, como um novo site e aplicativo web, estão sendo adotadas para ampliar a divulgação.
– Ações como o Divino Conecta destacam o impacto social da Festa e promovem a integração entre os participantes.
– A presença de milhares de devotos e visitantes impulsiona diversos setores da economia local, desde o comércio até o turismo.
Parceiros e Apoiadores:
– A realização da Festa conta com o apoio da Prefeitura, do Governo do Estado de São Paulo e das secretarias municipais e estaduais.
– Artistas nacionais e regionais também contribuem para o sucesso do evento, enriquecendo a programação cultural.
Site: www.festadodivino.org.br
Instagram: @divinomogi
Facebook: @festadodivinodemogidascruzes