Mogi das Cruzes registrou queda significativa no número de mortes em acidentes de trânsito neste ano, de acordo com os dados do sistema Infosiga, do Governo do Estado, divulgados nesta segunda-feira 20/12). Entre janeiro e novembro, foram registradas 27 mortes nas vias municipais, que têm jurisdição da Prefeitura, o menor número da série histórica do levantamento, iniciada em 2015.
O índice deste ano é 28,9% menor que no mesmo período do ano passado e 40% mais baixo que o maior número da série histórica, registrado em 2016. Se analisados os números do levantamento territorial, em que são levadas em conta as vias municipais e estaduais, a queda neste ano é de 13,1% com relação ao ano passado e 23,2% mais baixo que em 2015.
De acordo com o Infosiga, no mês de novembro, os dados também apresentaram diminuição significativa, comparados com o ano passado. No levantamento territorial, foram três óbitos contra dez registrados em 2021, uma queda de 70%. Já nas vias municipais, foram dois, 50% a menos que no ano passado, quando ocorreram quatro.
“Neste ano, a Prefeitura vem desenvolvendo um trabalho integrado voltado à mobilidade, com foco intenso na Educação para o Trânsito, com campanhas, palestras, e ações de conscientização. Este esforço já se reflete no comportamento dos mogianos e vem apresentando resultados bastante positivos, junto com as intervenções de sinalização, fiscalização e engenharia de tráfego, que completam os pilares da segurança viária”, destacou a secretária municipal de Mobilidade Urbana, Cristiane Ayres.
Entre as ações desenvolvidas estão a Escola Mirim de Trânsito, intervenções voltadas ao respeito às vagas para pessoas com deficiência, distribuição de material educativo, ações de conscientização com operadores do transporte público, taxistas e ciclistas, entre outros.
A secretária lembrou ainda que os resultados são mais significativos uma vez que Mogi das Cruzes possui a maior frota de veículos e a maior malha viária do Alto Tietê. Além disso, a cidade é polo econômico regional, recebendo a circulação de veículos de outros municípios que vêm acessar o comércio, os estabelecimentos de serviços, além de trabalhar e estudar.
“Estas características fazem com que o trânsito de Mogi das Cruzes tenha características diferentes das outras cidades da região, que devem obrigatoriamente ser levadas em conta em comparações de números absolutos de mortes ou acidentes”, disse.
Mais informações sobre as ações de Educação para o Trânsito desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Mogi das Cruzes podem ser obtidas pelo telefone 4798-5142.