Com a chegada do outono, a procura por academias e serviços de personal trainer tende a diminuir. Com a queda nas temperaturas, não é difícil perceber que o movimento nas academias também cai.
Para muitos especialistas, isso se deve não só devido às baixas temperaturas, que geram a famosa preguiça nos praticantes de atividades físicas, como também à falta de tempo livre, criando empecilhos para que a população possa ter seu momento de cuidado com a saúde.
Já para o professor de educação física Bruno Peretti, a explicação para a redução no movimento nas academias é outra: “a chegada das baixas temperaturas favorece as pessoas se esconderem sobre roupas mais pesadas, afinal, o corpo que ora foi trabalhado para o verão e carnaval não precisará mais estar em exposição.”, diz Peretti.
Para o profissional, ser gentil e empático consigo mesmo ajudará a manter ou criar um hábito, mesmo que o aluno não goste da academia. Para Peretti, o aluno se dar a oportunidade de conhecer diferentes tipos de exercícios, pode mostrar e facilitar um processo de adaptação com algo que o indivíduo goste, afinal nada na vida é mais transformador que o movimento.
O profissional conclui com uma frase bastante utilizada entre os profissionais de educação física: “o corpo do verão é construído no inverno”.
Em resumo, praticar atividade física acompanhado de um profissional qualificado em qualquer estação do ano, renderá muitos frutos para o aluno, que verá ganhos em sua saúde, melhora do condicionamento físico, e um corpo mais definido, pronto para o próximo verão.