Pela segunda edição consecutiva, o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (CONDEMAT+) é finalista da etapa estadual do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE), desta vez com dois projetos inscritos por Guarulhos e Salesópolis, na categoria Governança Territorial, que reconhece as ações que envolvam duas ou mais iniciativas para o tratamento de problemas comuns e a prestação de serviços públicos que contribuam para a melhoria do ambiente de negócios e para o desenvolvimento territorial. A cerimônia de anúncio dos projetos vencedores será no próximo dia 11.
Ao todo, 268 iniciativas foram apresentadas em todo Estado e 50 são finalistas do XII PSPE. O CONDEMAT+ concorre com os projetos “Pós-Medida e Empregabilidade”, inscrito através da prefeitura de Guarulhos, e “Arranjo Produtivo Local (APL) para Produtores de Mel”, por Salesópolis.
No primeiro projeto, o consórcio apresenta a parceria com a Fundação Casa para o Programa Pós-Medida, firmada no final de 2022 e que envolve toda área do CONDEMAT+. A iniciativa tem como foco o atendimento dos jovens egressos de medidas socioeducativas, com a reinserção na sociedade e a redução da reincidência infracional.
Já a segunda experiência mostra o trabalho do consórcio para implantar o APL do Mel na região com o objetivo de fomentar a produção do alimento, capacitar os produtores, em especial os pequenos e familiares, e impulsionar o setor que gera cerca de R$ 1 milhão na economia regional a cada ano. A iniciativa envolve prefeituras, instituições de ensino, associação de produtores e entidades.
Outros quatro projetos inscritos pelas prefeituras de Ferraz de Vasconcelos, Mogi das Cruzes e Suzano também são finalistas do Prêmio Sebrae em outras categorias.
“A participação do CONDEMAT+ e das demais cidades consorciadas no Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora mostra todo o potencial que nossa região tem e se torna uma referência para todo Estado, já que entre mais de 250 projetos, temos seis entre os finalistas. Esse é o resultado da boa gestão que é praticada pelo consórcio e os municípios”, reforçou o presidente do CONDEMAT+, Vanderlon Gomes, prefeito de Salesópolis.
No PSPE, Ferraz de Vasconcelos participa com o projeto “O futuro é agora”, pela categoria de Inclusão Produtiva. Mogi das Cruzes concorre com as iniciativas “Empresa Capaz” e “Mogi das Oportunidades”, pelas categorias Compras Governamentais e Cidade Empreendedora, respectivamente. Já Suzano apresenta o projeto “Suzano mais sustentável”, pela categoria Inclusão Produtiva.
Histórico
Na última edição do PSPE, realizada em 2022, o CONDEMAT+ conquistou o primeiro lugar da premiação na etapa estadual com o projeto Recicla Cidade, inscrito por meio de Salesópolis. A iniciativa, que fomenta a gestão dos resíduos recicláveis na região e fortalece a atividade das cooperativas, garantiu também uma vaga na final da etapa nacional do prêmio.