PROGRAMA ESCOLA ABERTA ATENDE MAIS DE 400 ESTUDANTES IMIGRANTES EM ITAQUÁ

0
221

Itaquaquecetuba possui mil crianças imigrantes matriculadas vindas de oito países. Dessas, 447 são atendidas pelo programa Escola Aberta, que tem por objetivo acolher as famílias e os estudantes imigrantes na rede municipal de ensino. O programa auxilia atuais munícipes que vieram da Bolívia, Venezuela, Paquistão, Haiti, Paraguai, Chile, Afeganistão e China da área pedagógica à social.

Criado em outubro de 2022, a proposta é conduzida pela Secretaria de Educação, por meio do Departamento de Educação Especial, que possui uma equipe de atendimento composta por professores que dominam as línguas espanhola e inglesa, o que torna o atendimento acessível e humanizado.

“Há uma crescente demanda de imigrantes em Itaquá, por isso montamos essa rede de apoio que transcorre do âmbito educacional ao social, visto que esses imigrantes enfrentam situações como discriminação/xenofobia, violência psicológica e vulnerabilidade social”, destacou a chefe da pasta, Maria Cristina Perpétuo.

O sucesso da iniciativa também se dá pela parceria com as secretarias de Saúde, Esporte, Mulher, Desenvolvimento Social, Fundo Social e Defensoria Pública que intermediam ações de orientação sobre higiene bucal, documentação, encaminhamentos médicos e relação escola-família. O programa, inclusive, auxilia na interlocução durante as consultas médicas.

“Ao criar espaços com lugar de fala e promover uma cultura de escuta receptiva e inclusiva, as escolas desempenham um papel crucial no apoio aos estudantes imigrantes e na promoção de uma educação que respeite e valorize a diversidade cultural e étnica da população”, disse o prefeito Eduardo Boigues.

Nas escolas, a equipe orienta os gestores e professores quanto ao acolhimento, matrícula e estratégias pedagógicas para melhor atender o estudante imigrante. Também são realizadas rodas de conversa para criar momentos de interação, fala e escuta da realidade das famílias.

“Dessa forma acontece o acolhimento, a troca de informações e orientações sobre os direitos e deveres dos estudantes, além da devolutiva das famílias que se mostram gratas pela ação pois conseguem se expressar no seu idioma e, consequentemente, são entendidas”, explicou a secretária.

A rede municipal de ensino recebe, ainda, material do Governo Federal com instruções sobre como acolher os imigrantes na rede pública e, em sala de aula, eles utilizam o mesmo material didático numa perspectiva inclusiva.

As famílias imigrantes com estudantes na rede municipal interessadas em fazer parte do programa podem procurar qualquer uma das 120 unidades escolares ou o Departamento de Educação Especial, que atende na rua Uberlândia, 57 – Vila Virgínia e pelos telefones (11) 4647-5200 / 4642-0333 / 4753-1027 de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Fotos: Divulgação

Compartilhar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui