Em Santa Isabel, no mês de março, mais de 3 mil pessoas agendaram consultas médicas na rede municipal de Saúde e não compareceram. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, divulgou os números do absenteísmo referentes ao terceiro mês de 2024.
Nas 12 unidades de saúde, foram agendadas 13.724 consultas ou procedimentos médicos e odontológicos. Deste total, mais de 3.128 pessoas não compareceram, o que corresponde a uma taxa de 22,8% de faltas.
A unidade que registrou a maior taxa de absenteísmo foi a UBS Jardim das Acácias, com o agendamento de 680 consultas e 229 faltas, representando um total de 33,7% de ausência. Já a unidade com menor taxa de faltas foi o PAC Pouco Alegre, com 8,8% de absenteísmo.
O Centro de Fisioterapia e o Centro de Especialidades – que conta com Endocrinologista, Reumatologista, Dermatologista, Otorrinolaringologista e Oftalmologista – também registraram altos números de ausentes. Juntos, os locais de atendimento registraram 317 faltas em março.
De acordo com a secretária de Saúde, Dra. Helena Inácio, a ausência à consulta médica ou ao exame gera problemas como aumento da espera na marcação de consultas e, consequentemente, as reclamações pela demora no serviço.
Em caso de real necessidade de falta, a orientação é que o paciente informe a UBS de referência. O ideal é que a ausência seja justificada com ao menos dois dias de antecedência para que a Central de Agendamentos realize encaixe de outro paciente.
O prefeito de Santa Isabel, Dr. Carlos Chinchilla, lembra que foi implantado no município um sistema de agendamento que – por meio de SMS – lembra o usuário com antecedência sobre o dia e horário de sua consulta:
“Além dessa modernização em nosso sistema, em todos os postos de saúde realizamos constantes trabalhos de conscientização sobre os males que o absenteísmo traz principalmente ao próprio paciente”.