Na noite desta segunda-feira (11), por volta das 20h, uma equipe do CGP (Comando de Patrulhamento) realizava Patrulhamento Ostensivo Preventivo pela Estrada Municipal do Castellano – Biritiba Mirim, quando avistaram um veículo GM/Corsa, de cor vermelha, trafegando no contrafluxo da via. Ao notar a presença da viatura, o condutor acelerou, levantando suspeitas.
Após uma rápida perseguição, os policiais realizaram a abordagem do veículo. Uma busca pessoal e veicular foi conduzida, não resultando na localização de itens ilícitos. Contudo, foi observado que o veículo não estava com a chave na ignição e o miolo estava violado.
O condutor foi identificado como um indivíduo cujos antecedentes incluem egresso no Regime Aberto, além de atos infracionais. Ele afirmou que havia adquirido o veículo pelo Facebook Marketplace, em uma transação que envolveu a troca por um celular iPhone e uma motocicleta, totalizando R$ 2.000,00. Ele alegou que estava a caminho de Mogi das Cruzes, onde residia temporariamente.
Entretanto, uma pesquisa junto ao COPOM revelou que o veículo havia sido furtado em Bertioga, três dias antes, em 08 de março de 2024. Com essa confirmação, o indivíduo foi detido em flagrante por receptação de veículo furtado. O Delegado de plantão ratificou a prisão, determinando a elaboração do Auto de Prisão em Flagrante Delito (APFD) pelo crime previsto no artigo 180 do Código Penal, além do Auto de Exibição e Apreensão.
O veículo, assim como alguns equipamentos de som encontrados em seu interior, foram apreendidos para perícia. As testemunhas presentes foram qualificadas e liberadas após prestarem depoimento.
A vítima do furto compareceu à Delegacia de Biritiba Mirim, onde reconheceu o veículo e prestou esclarecimentos, sendo posteriormente liberado. O veículo será submetido a perícia antes de sua devolução ao legítimo proprietário.
A ocorrência foi registrada e segue em investigação pelas autoridades competentes.