MEIO AMBIENTE ATUA EM SITUAÇÃO DE MAUS-TRATOS A CAVALO NA REGIÃO NORTE DE SUZANO

0
179

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente apresentou na última quarta-feira (28/02), à Polícia Civil de Suzano, uma denúncia de maus-tratos contra um cavalo ocorrido na região norte da cidade. Um vídeo obtido pelo secretário André Chiang por meio de uma queixa, protocolada pelo deputado federal Delegado Matheus Laiola e pelo deputado federal licenciado Delegado Bruno Lima junto à pasta, mostra o animal amarrado na lateral de um caminhão na rua Mário Bochetti, no bairro Cidade Miguel Badra.

Na reprodução, gravada pelo passageiro de um carro que vinha logo atrás, o veículo aparece em movimento puxando o animal. A ação caracteriza crime ambiental previsto no artigo 32 da Lei 9.605/1998, conhecida como Lei dos Crimes Ambientais. Em posse do vídeo, Chiang foi até a delegacia para registrar um boletim de ocorrência de maus tratos.

O delegado titular do 2º Distrito Policial de Suzano, responsável pelo atendimento na região do Miguel Badra, Lourival Noronha, analisou as imagens gravadas e afirmou que dará início às investigações sobre o caso. “Chegou ao nosso conhecimento uma transmissão por meio das mídias sociais em que essa pessoa puxava o animal com uma corda amarrada a um veículo. O pessoal do Meio Ambiente protocolou um requerimento conosco para a instauração de um inquérito policial. Serão adotadas todas as medidas cabíveis sobre este caso”, detalhou.

O caso é reincidente. O homem envolvido no crime já foi identificado e possui uma notificação na Secretaria de Meio Ambiente de Suzano por abandono de animal na via pública em outro momento. De acordo com Chiang, a medida visa enquadrar o responsável e alertar a população sobre casos semelhantes. “Estamos entrando com medidas jurídicas para que o tutor perca a posse deste cavalo e a gente possa cuidar junto às ONGs dedicadas à causa animal na cidade. É inadmissível que se pratique violência com animais sem qualquer preocupação. A punição tem de ser dura para inibir e servir de exemplo a outras pessoas que cometem o mesmo tipo de crime”, afirmou o chefe da pasta.

Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, tem pena de detenção de três meses a um ano e multa. Denúncias sobre esses crimes em Suzano podem ser feitas junto à Ouvidoria Municipal, pelo telefone 0800-774-2007.

Crédito das fotos: Wanderley Costa/Secop Suzano

Compartilhar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui