PREFEITURA DE MOGI DAS CRUZES SEGUE INTENSO TRABALHO CONTRA O MOSQUITO AEDES AEGYPTI NA CIDADE

0
180

A Prefeitura de Mogi das Cruzes avança no combate ao Aedes aegypti e divulga as próximas ações já programadas. Nesta quinta-feira (15/02), nos períodos da manhã e tarde, técnicos do Departamento de Vigilância em Saúde participam das reuniões de diretores das Escolas Municipais para atualizar as informações necessárias sobre prevenção ao mosquito.

Todas as unidades escolares da rede municipal de ensino, assim como demais equipamentos da Prefeitura de Mogi das Cruzes, contam com brigadas contra o Aedes aegypti, conforme estabelece a Lei Municipal nº 7281 de 09 de maio de 2017. Os responsáveis pelas brigadas têm reunião marcada para o próximo dia 21 de fevereiro, às 9 horas no Cemforpe.

O principal objetivo das brigadas é a eliminação de criadouros e a manutenção de condições que impeçam a proliferação do mosquito, vetor de transmissão de doenças importantes e com grande impacto para a saúde individual e coletiva (dengue, chikungunya e zika). As unidades escolares também receberão materiais informativos para serem trabalhados com os alunos, por meio de uma parceria entre as Secretarias de Educação e Saúde.

Até o momento, Mogi das Cruzes tem 110 casos de dengue confirmados. No total, foram, registradas 329 notificações suspeitas, das quais 79 foram negativas e 140 ainda aguardam resultados de exames.

A Secretaria Municipal de Saúde segue trabalhando de forma intensa e contínua para combater o avanço da dengue com ações de bloqueios ao mosquito Aedes aegypti em locais onde há casos confirmados; orientações ao público; atendimento às denúncias recebidas pela Ouvidoria Geral; e atualização para atendimento dos casos.

Em conjunto com diversos setores, a Prefeitura de Mogi das Cruzes criou um Comitê de Combate à Dengue, formado por representantes das Secretarias Municipais para condução de estratégias.

Doença

A dengue é transmitida pela picada do mosquito infectado. O inseto se infecta picando uma pessoa doente e passando a contaminar outras pessoas. A sua ação ocorre durante o dia e é feita pela fêmea que precisa de sangue para maturar os ovos que são depositados em locais com água parada.

Os principais sintomas são febre alta, fraqueza, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores no corpo e nas juntas, e manchas vermelhas pelo corpo. Nestes casos, é preciso procurar um serviço de saúde para receber as orientações e tratamento indicados. As UPAS Oropó, Jundiapeba e Rodeio e o Pronto Atendimento 24 horas do Jardim Universo são opções de atendimento, assim como Vagalume e Hospital Municipal para as crianças.

Vacinação

Mogi das Cruzes está entre os municípios selecionados para aplicação da vacina em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, conforme determinação do Ministério da Saúde, e deve receber as doses iniciais nos próximos dias. Na primeira remessa, é esperado que o município receba cerca de 12 mil doses para aplicação da primeira dose nos mogianos de 10 e 11 anos. Tão logo sejam recebidas as vacinas, serão disponibilizadas em todos os postos de saúde nos dias úteis, das 8 às 16 horas.

Compartilhar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui