A Prefeitura de Arujá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vem realizando diversas ações pela cidade para combater o mosquito Aedes aegypti, que transmite o vírus da dengue por sua picada.
Entre os sintomas de contágio estão: febre alta e presente, dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, manchas vermelhas e coceira na pele. Em casos mais graves ocorre sangramentos no nariz e gengivas, dor abdominal, vômitos persistentes, sonolência, irritabilidade, hipotensão e tontura. É necessário procurar atendimento médico, ficar de repouso e ingerir bastante líquido. Não existem remédios contra a dengue.
Faça a sua parte!
Os mosquitos que transmitem a dengue se reproduzem em água parada. A melhor forma de acabar com a epidemia é ficar atento aos lugares que podem acumular água e impedir que surjam novos mosquitos. Para isso, mantenha sua caixa d’água sempre fechada com a tampa adequada; remova folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas; não deixe a água da chuva acumulada sobre a laje; lave semanalmente por dentro, com escova e sabão, os tanques utilizados para armazenar água; mantenha bem tampados tonéis e barris d’água; encha de areia até a borda os pratinhos dos vasos de planta; coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira bem fechada; não jogue lixo em terrenos baldios; se você tiver vasos de plantas aquáticas, troque a água e lave o vaso principalmente por dentro com escova, água e sabão pelo menos uma vez por semana; guarde garrafas sempre com a boca para baixo; entregue seus pneus velhos ao serviço de limpeza urbana ou guarde-os sem água em local coberto e abrigados da chuva.
É a Prefeitura de Arujá combatendo a dengue!