2023 MARCA TEMPO DE CONQUISTAS PARA ARUJÁ

0
267

Com o Ano Novo apontando para o horizonte, 2023 caminha para o seu final como um ano que vai ficar marcado na história de Arujá, seja pelo início da construção do tão aguardado Hospital Geral Municipal, seja pela inauguração da agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a inauguração do 1° parque ecológico municipal, o Parque dos Ipês, ou mesmo pelo começo da obra do Pró-Criança e da abertura de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal na Maternidade “Dalila Ferreira Barbosa”. O ano que finda marca, também, um novo capítulo na história da cidade, que vive, desde 2021, um verdadeiro “Tempo de Conquistas”, tema, aliás, que foi o slogan do aniversário de Arujá, em 8 de junho, que contou com 30 dias de inaugurações de obras, serviços ou programas municipais para a população.

Capitaneada pelo prefeito Luis Camargo, o Dr Camargo, a Prefeitura de Arujá tem sido referência de gestão e inovação na região. Em contrapartida, a cidade também se inspira na região para levar Políticas Públicas e boas práticas em diversos setores, trabalhando em sinergia com o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), órgão do qual o chefe do Executivo arujaense foi, neste ano de 2023, o vice-presidente.

Fazendo uma retrospectiva de 2023, em janeiro Arujá teve, no dia 31, o efetivo começo das obras do Hospital Geral Municipal, que está sendo erguido e já com a primeira laje assentada, na rua Major Benjamin Franco, e que possibilitará à população arujaense não precisar se deslocar para municípios vizinhos para receber atendimento de ponta.

Em fevereiro de 2023, em 18 e 19, houve o “Arujá Folia”, resgatando a tradição do Carnaval, que aconteceu com segurança, para reviver os momentos de alegria na cidade e, o mais importante, com um objetivo nobre: o Abadá Solidário, que arrecadou alimentos para o Fundo Social de Solidariedade, em prol das famílias em situação de vulnerabilidade no município.

Em março, a Prefeitura de Arujá entregou 165 títulos de legitimação fundiária para famílias nos bairros Limoeiro e Jardim Vitória, que há anos aguardavam pelo documento, para poderem viver com tranquilidade. Ainda neste mês, a administração municipal comemorou um grande feito: o Licenciamento Ambiental Municipalizado, que faz parte de um amplo pacote, que também foi anunciado durante o ano, para atrair a geração de Emprego e Renda, fomentando a vinda de mais empresas e indústrias para Arujá, desde que tenham baixo risco de impacto ambiental, para a preservação da Cidade Natureza. Pavimentação no Jardim Real foi outra benfeitoria realizada em março.

Abril iniciou com a reabertura do Museu Municipal “Umbelina Ferreira Barbosa”, que foi reformado, teve mais uma edição de sucesso do 2° Festival do Chocolate de Arujá, incentivando o Turismo Gastronômico e, no final do mês, ainda dentro deste segmento, foi inaugurado, totalmente revitalizado, o Espaço Gourmet Amazonas, que se tornou um ponto de encontro tradicional da família e amigos arujaenses, além dos turistas. Em 15 de abril, o município recebeu no Parque dos Ipês a visita do ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha, que veio, especialmente, para conhecer as obras do Hospital Geral de Arujá e iniciar os estudos visando a sua futura implantação.

Maio teve, como novidade, a edição da Lei do Contorno 3521, cujo objetivo é promover o crescimento de Arujá, de forma sustentável, pois ela está diretamente ligada ao desenvolvimento da cidade, já que é necessária tanto para projetos residenciais, comerciais, industriais e até da própria Prefeitura. Sendo assim, um projeto que antes poderia levar até anos para ser analisado e, com isso, encarecia a planilha de custos do empreendimento e fazia com que alguns investidores desistissem de empreender no município, hoje leva, em média, 30 dias, se o profissional apresentá-lo dentro dos conformes.

O mês de junho trouxe o 1° Desfile Ecológico com uma fanfarra, cujos instrumentos foram feitos com materiais recicláveis, para reforçar o conceito da Cidade Natureza. Teve também a iluminação com lâmpadas de LED dos campos de futebol do Parque Rodrigo Barreto, Jardim Emília, Estádio Municipal “Armando Maiolino” e o novo sistema de iluminação da Praça da Juventude, que neste ano de 2023, foi revitalizada com espaços instagramáveis, nova pintura, grafitagem e banheiros, com vestiários novos. Como em 8 de junho Arujá completou 171 anos de fundação e 64 anos de emancipação política, o slogan do mês de aniversário foi: “É tempo de conquistas!”.

30 DIAS DE ENTREGAS

E conquista foi o que não faltou. Em junho, o prefeito Dr Camargo e os servidores públicos trabalharam, incansavelmente, para proporcionar vários presentes para Arujá, como a tradicional Festa das Nações na Praça do Coreto, e os grandes shows com artistas locais e nacionais no Centro Residencial, que movimentaram a economia local e tiveram shows de artistas locais, da dupla sertaneja Gian & Giovani, do grupo Raça Negra, do cantor Diogo Nogueira e, inclusive, do DJ Alok na programação, levando o público ao delírio. Junho trouxe ainda a inauguração de uma nova Vila Gastronômica, para fomentar o turismo na Vila Pedroso e na entrada da cidade, logo na divisa com Itaquaquecetuba. Os Conselhos Municipais ganharam também, no mesmo mês, uma sede própria, a Casa dos Conselhos, no Centro. Wi-fi livre em 16 pontos da cidade foram anunciados e foi aberto o 1° Ponto de Entrega Voluntária (PEV) do município, no Barreto, para receber Resíduos de Construção Civil (RCC), bem como foi renovada em 100% a frota de ônibus e ampliado em 30% o número de coletivos (todos com acessibilidade) nas linhas municipais, sendo uma das frotas mais novas do Estado. Vielas e escadões foram revitalizados nos bairros e no Centro, ganhando vida e coloridos especiais; foi inaugurada a Escola de Turismo com diversos cursos gratuitos, voltados à área, pela Prefeitura, e Arujá ganhou, no dia 24 de junho, seu 1° parque ecológico municipal, o Parque dos Ipês “Alcy Machado Godoy”, na rua Fenacita, 500, no Jardim Fazenda Rincão, que conta com beach tennis e demais esportes na quadra de areia pelo Programa Municipal “Arujá + Saúde pra Você”, que foi lançado, posteriormente, em agosto de 2023. A quadra, o espaço da academia ao ar livre e do playground do bairro Nova Arujá também receberam cuidados e o Centro Integrado de Operações (COI), que hoje possui 400 modernas câmeras de monitoramento por todos os principais cantos da cidade, foi inaugurado no dia 26 de junho. A sede do Departamento de Trânsito, por sua vez, foi inaugurada na avenida João Manoel no dia 19 do mesmo mês, completando o cronograma de entregas do mês do aniversário da cidade e do primeiro semestre.

SEGUNDO SEMESTRE TAMBÉM CONTOU COM VÁRIAS OBRAS E MELHORIAS NA CIDADE

Ainda fazendo a retrospectiva de 2023 em Arujá, o segundo semestre foi igualmente movimentado com diversas obras, programas municipais e benfeitorias para a cidade. Em julho, títulos foram entregues no dia 8 a moradores do Núcleo São Bento e do Núcleo Jardim Josely, totalizando 764 imóveis regularizados na atual gestão, o que inclui 313 que tiveram legalização de posse. No dia 9, o Fundo Social de Solidariedade promoveu a união de 25 casais, durante a 2ª edição do Casamento Comunitário, em uma cerimônia belíssima e com festa e figurino das noivas totalmente gratuitos no Arufest, que gentilmente cedeu o espaço para o evento.

Em 2 de agosto, o prefeito Luis Camargo, o Dr Camargo, anunciou as obras do Pró-Criança, que tem prazo de conclusão previsto para 2024 e que vai fazer a diferença na vida de muitos pais e mães de Arujá. Em 8 de agosto, a comitiva japonesa da Província de Fukui foi recepcionada pelo prefeito no Parque dos Ipês, para conhecer a cidade, estreitar laços e formalizar parcerias. Lembrando que foi entre agosto e setembro que houve a tradicional Aflord, a feira de flores e plantas, que tem forte participação da comunidade japonesa em Arujá.

Os cerca de 40 mil moradores do bairro mais populoso de Arujá também ganharam, em 9 de agosto, um poderoso reforço na estrutura de saúde pública local. A Prefeitura entregou o prédio ampliado e revitalizado da Unidade de Saúde da Família (USF) “Dona Avelina Maria Rosa”, localizada na rua Pedro Severino Martins, 231, no Parque Rodrigo Barreto. As novas instalações, que estão agora no espaço onde antes era a Secretaria Municipal de Saúde, permitiram incrementar em 50% a capacidade mensal de atendimentos, saltando de 6 mil para 9 mil, por conta da construção de 12 novas salas no complexo, chamado de UBS do Barreto, que passou a ter 33 salas. Do mesmo modo e no mesmo período, a USF do Jardim Emília foi entregue pela Prefeitura totalmente revitalizada e o prefeito Dr Camargo anunciou, na ocasião, que irá construir uma nova unidade de saúde na localidade e que manterá esta para atendimento da população. Em agosto, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Nova Arujá também recebeu uma ampla reforma, pensada para ser modelo para os outros equipamentos de saúde da cidade, contando, inclusive, com Wi-fi livre, sendo a primeira na cidade a dispor deste diferencial. Agosto trouxe ainda uma obra bastante aguardada pelos familiares de bebês com necessidade de UTI Neonatal, que precisavam correr atrás do serviço em outros municípios para salvá-los. Agora, eles não precisam mais se deslocar para cidades vizinhas, em casos de urgência com recém-nascidos, pois a Prefeitura de Arujá inaugurou, no dia 25, a 1ª Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal da história da cidade. O equipamento funciona na Maternidade Municipal “Dalila Ferreira Barbosa”, no Jardim Renata. Agosto fechou ainda com o saldo da Campanha do Agasalho, do Fundo Social de Solidariedade, que, sob o tema “Doe Carinho e Amor”, distribuiu mais de 40 mil peças de roupas e cobertores às pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade.

Já setembro foi o mês de apresentação da 1ª Banda Sinfônica Municipal, que marcou também o início da Primavera em Arujá e, em outubro, o Fundo Social de Solidariedade realizou uma grande festa de Dia das Crianças no Estádio Municipal “Dr Armando Maiolino”, para mais de 5 mil pessoas, com sorvete à vontade, hot dog, algodão doce, pintura facial, brinquedos infláveis, shows infantis e distribuição de bolas. Outubro foi um mês de comemorações, principalmente devido ao fato de Arujá ter um dos menores índices de desemprego na região, o que comprova a eficácia das Políticas Públicas voltadas à geração de emprego e renda. Foi neste mês que a Prefeitura anunciou ter recebido, com entusiasmo, a notícia de que, conforme os dados (relativos a setembro de 2023) do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o município bateu o recorde de 30.082 postos de trabalho com carteira assinada. Em 18 de outubro, Arujá inaugurou com o governo federal e a presença do ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, a 1ª agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) na rua Albuquerque Lins, 101, Centro, sendo a primeira do Estado com energia solar. Outubro foi o mês escolhido para o anúncio do Mutirão de Cirurgias, uma iniciativa da atual gestão, com o intuito de agilizar a fila da Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS) no município. Pelo programa, mais de 600 cirurgias, de diversas especialidades e que eram aguardadas há anos pelos pacientes arujaenses, foram realizadas em parceria com hospitais privados da cidade e região e continuam sendo.

Novembro teve o anúncio do Programa Municipal “Desenvolve Arujá”, contendo um pacote de incentivos fiscais para atração de mais investimentos na cidade e geração de mais empregos, principalmente para os moradores locais. E outra grande novidade: pela primeira vez na história de Arujá, o município será contemplado com 150 imóveis pelo Programa “Minha Casa, Minha Vida”. A notícia foi dada depois que o prefeito Dr Camargo e a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Clau Camargo, foram até o Palácio do Planalto, em Brasília, para buscarem mais detalhes sobre o anúncio. No dia 28 de novembro, a Prefeitura de Arujá sediou mais um marco rumo ao desenvolvimento da cidade. O prefeito Dr Camargo assinou, junto ao delegado de Guarulhos da Receita Federal do Brasil (RFB), Júlio Sérgio Ferreira Cabrales, o Termo de Cooperação para a implantação de um Ponto de Atendimento Virtual (PAV), com serviços do órgão, em Arujá.

Em dezembro, a Prefeitura inaugurou a pista de pump track na avenida João Manoel no dia 10. No dia 11, foram apresentados, no Parque dos Ipês, 24 novos integrantes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Arujá (o 25° chegará em breve), o que representa um aumento de 50% no número do efetivo da corporação. A GCM de Arujá também recebeu novas viaturas para engrossar a já robusta frota da corporação. O último mês do ano teve ainda, como não poderia deixar de ser, mais uma edição do Natal Encantado de Arujá, que recebeu um público de cerca de 30 mil pessoas e movimentou cerca de R$ 3 milhões na economia local, durante os 20 dias do evento, que teve apresentação de ballet, Coral, Cantata Natalina com projeção mapeada, neve artificial e Papai Noel descendo um prédio de rapel, Parada de Natal com diversos personagens, Corrida de Natal com arrecadação de alimentos para o Fundo Social e uma inovação: a pista de patinação no gelo. Shows com artistas locais e cantores conhecidos nacionalmente, como Guilherme Arantes, Luiza Possi e Família Lima encerraram a programação, que foi do dia 2 a 22, e encantou a população arujaense e os turistas.

E o Fundo Social de Solidariedade levou, com o Fundo Social Móvel, o “Papai Noel nos Bairros”, por todos os cantos da cidade, onde a presidente e primeira-dama Clau Camargo distribuiu com sua equipe 1,5 mil cestas básicas e panetones e 5 mil brinquedos e doces, para a alegria das famílias e crianças de Arujá.
Para fechar, com chave de ouro, o final de 2023, Arujá conquistou a certificação do Município Verde & Azul, despontando como uma das cidades mais sustentáveis do Estado de São Paulo, comprovando que é possível se desenvolver com respeito ao meio ambiente e, desta forma, fazer jus ao título de Cidade Natureza.

Compartilhar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui