MÊS DA TRANSPARÊNCIA DA PREFEITURA DE MOGI DAS CRUZES É ENCERRADO COM JORNADA INFORMATIVA

0
150

A prefeitura de Mogi das Cruzes encerrou as atividades do Mês da Transparência com a jornada “TransparenCidade”, que levou informações sobre a importância da Transparência nas Instituições Públicas. Quase 80 pessoas participaram das atividades online e dos painéis presenciais, organizados pela Secretaria de Transparência e Dados Abertos.

A primeira etapa, chamada de Esquenta Digital, teve como tema “Intercâmbio de Informação: Desafios e Oportunidades”. Os painéis online contaram com a participação de Márcio Sobral, da Controladoria-Geral da União, de Thulio Manoel Costa de Oliveira e Kelvin Perolli ambos da Prefeitura de São Paulo. A regulamentação municipal da Lei de Acesso à Informação em Mogi das Cruzes também teve destaque.

A segunda etapa foi presencial e teve diversos painéis, sobre o panorama geral e a regulamentação municipal da Lei de Acesso à Informação (LAI), a Transparência Passiva no Município, a eficiência do novo Portal de Transparência de Mogi das Cruzes e a criação do 1º Plano Municipal de Governo Aberto. Atividades como a Cocriação Cidadã, a importância da Participação Social na Transparência e casos de sucesso em implementação de Políticas Inovadoras também foram discutidas. Todo o conteúdo foi ministrado por servidores municipais – a aberttura foi realizada pela vice-prefeita, Priscila Yamagami.

Mês da Transparência

Além da Jornada “TransparenCidade”, a secretaria desenvolveu ao longo de novembro uma série de ações para promover capacitações dos munícipes e dos servidores.

Foram realizados dois treinamentos sobre as medidas de prevenção e combate à corrupção, com foco na Agenda Aberta de Autoridades.

Outra realização foi o Governo Aberto em Movimento, quando a equipe da Secretaria de Transparência e Dados Abertos capacitou alunos da ETEC Presidente Vargas e do Mestrado de Gestão de Políticas Públicas na Universidade de Mogi das Cruzes.

“O saldo foi muito positivo, pois iniciamos o cumprimento da ação I do primeiro compromisso do Plano de Ação em Governo Aberto. Esta ação determina promover a capacitação de ao menos 300 pessoas, sendo munícipes e servidores, por meio de treinamentos virtuais e presenciais a respeito de transparência, realizando ações em pelo menos dois distritos diferentes da cidade. Faremos mais ação ao longo do próximo ano para alcançar nossa meta ”, explicou o secretário de Transparência e Dados Abertos, Severino Neto.

Compartilhar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui