ABORDAGEM SOCIAL E CAPS AD REALIZAM AÇÃO CONJUNTA NO ATENDIMENTO A PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM MOGI DAS CRUZES

0
208

A Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, desenvolveu nesta quarta-feira (22/11) mais uma ação coordenada para o atendimento e encaminhamento de pessoas em situação de rua ao serviço de saúde mental e tratamento de dependência química disponibilizado pelo município, bem como aos serviços da Assistência Social para este público.

A parceria, que se dá entre equipes do CAPS AD, Centro POP e Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS), foi feita levando em consideração a dificuldade de acesso e a baixa adesão por parte desse público ao encaminhamento para tratamentos na área de saúde mental. A proposta é de um encaminhamento imediato ao CAPS, para aqueles que aceitarem.

Ao longo do ano, foram seis ações no total, em locais onde há maior incidência de pessoas em situação de rua, como Praça dos Imigrantes, Praça de Oswaldo Cruz, Largo Prefeito Francisco Ribeiro Nogueira e a Praça Francisco Urbano, em Braz Cubas. Os pontos são previamente mapeados pelas equipes do SEAS, que atuam ao longo de todo o ano na abordagem de pessoas em situação de rua.

Para além dessas ações conjuntas, o SEAS atua diariamente na identificação e aproximação com a população em situação de rua, para entender cada caso e avaliar o encaminhamento mais adequado. O objetivo é sempre a superação das vulnerabilidades e riscos, com o encaminhamento das pessoas para a família, unidade de saúde, unidade de acolhimento institucional ou até mesmo retorno ao município de origem, mediante custeio da passagem.

O SEAS atua durante a semana das 7h às 18h e, aos finais de semana e feriados, das 8h às 18h. O serviço pode ser sempre acionado pela população, pelo telefone 11 97096-0923.

As equipes do SEAS trabalham de forma integrada ao Centro POP, que é a unidade de referência no atendimento a pessoas em situação de rua e um equipamento da Proteção Social Especial de Média Complexidade da Secretaria Municipal de Assistência Social. O Centro POP tem a finalidade de assegurar atendimento e atividades direcionadas para o desenvolvimento de sociabilidades, na perspectiva de fortalecimento de vínculos interpessoais e/ou familiares que oportunizem a construção de novos projetos de vida.

Compartilhar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui