FALTANDO MENOS DE UM ANO PARA A ELEIÇÃO, PEDRO ISHI LIDERA DISPUTA PELA PREFEITURA DE SUZANO

0
160

Como a contagem regressiva para as eleições de 2024 já começou, eles – os possíveis candidatos – estão de olho nos votos de mais de 231 mil eleitores de Suzano, cidade localizada na Região do Alto Tietê, a cerca de 50 quilômetros da Capital, São Paulo.

Pesquisa Badra realizada no último dia 14, revela que o vereador licenciado e atual secretário de Saúde do município, Pedro Ishi, do PL, lidera a corrida pela Prefeitura, com 32% das intenções de voto. Em segundo lugar aparece o ex-prefeito Marcelo Cândido, do PSOL, com 14%.

A advogada Alessandra Felix, do PT, surge na terceira posição, mas longe dos líderes, com 6% da preferência. A vereadora Gerice Lione, PL, registra 3%, assim como o ex-vereador Lisandro, que tem os mesmos 3%. O atual vice-prefeito de Suzano, Walmir Pinto, do PV, recebeu 1% das intenções de voto. Ninguém, branco e nulo somam 22% e outros 19% dos entrevistados afirmam estar indecisos.

Em 2020, o atual prefeito Rodrigo Ashiuchi foi reeleito, em primeiro turno, com 78% dos votos válidos. Pelos números da Badra, se a eleição fosse hoje, Pedro Ishi seria eleito, também em primeiro turno, com mais de 54% dos votos válidos.

Cabo eleitoral – Os números da rejeição confirmam ainda mais o favoritismo de Pedro Ishi. Seu principal opositor na disputa, o ex-prefeito Marcelo Cândido, é quem registra o maior índice de rejeição, com 13,5%.

Rejeição à parte, a verdade é que pesa, e muito, a favor de Ishi, o apoio do atual chefe de Executivo a sua candidatura. Para se ter uma ideia, nada menos do 1/3 do total de entrevistados, 34%, declararam que aumenta a vontade de votar no vereador e secretário de Saúde, caso ele venha a ser o candidato apoiado por Ashiuchi.

Cruzamento entre perguntas formulado na plataforma Badra, mostra que entre aqueles que aprovam a atual Administração Municipal (66%), exatos 43% manifestam intenção de voto em Pedro Ishi, ou seja, o bom desempenho do governo tem se transformado em voto “futuro”.

Próximo de terminar o seu sétimo ano consecutivo de mandato, Rodrigo Ashiuchi tem seu governo avaliado como ótimo e bom por 46% dos moradores-eleitores de Suzano. Já a soma de ruim e péssimo é de 9%. Outros 40% dos entrevistados enxergam o governo como regular e 5% não souberam opinar.

A pesquisa – O levantamento estatístico realizado pelo Instituto Badra ouviu 1.060 eleitores, em pontos de fluxo das duas zonas eleitorais (181 e 415) de Suzano, respeitando a proporção para região de moradia, gênero, faixa etária, escolaridade e renda. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.

Além da intenção de voto espontânea, a pesquisa testou diferentes cenários estimulados. Mediu, ainda, a rejeição de cada um dos possíveis candidatos, potencial de voto e a relação entre tempo de moradia e intenção de voto. A pesquisa completa pode ser acessada e baixada na página da Badra na internet: badracomunicacao.com.br

Compartilhar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui