MEIO AMBIENTE: AÇÃO INTEGRADA IMPEDE CRIME AMBIENTAL EM ÁREA DO PARQUE ITABERABA EM SANTA ISABEL

0
206

Uma ação da Prefeitura de Santa Isabel, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Agropecuário, além de a Pasta de Planejamento, Obras, Urbanismo e Habitação impediu a continuidade de um crime ambiental registrado no Bairro São Domingos, na área do Parque Itaberaba, local de proteção permanente. A fiscalização aconteceu ontem, 05/10. Com o apoio da Polícia Militar, houve a demolição de duas obras em andamento.

De acordo com técnicos da Prefeitura, no local foram constatados os crimes de parcelamento irregular de solo, com intervenções próximas a um córrego e várias nascentes, em Área de Proteção Permanente (APP). Houve o registro de degradações ambientais em andamento, supressão de vegetação, bosqueamento de áreas, movimentações de terras e construções em andamento.

De acordo com o prefeito de Santa Isabel, Dr. Carlos Chinchilla, o município vem registrando diversas tentativas de implantação de loteamentos clandestinos na região, e o Executivo tem trabalhado de forma incansável em operações contínuas para coibir esse tipo de ação. O prefeito deixa um alerta:

“Construir de forma irregular pode trazer prejuízos ao proprietário do imóvel. Além dos impactos ambientais, também há o risco de perdas financeiras para quem compra esses terrenos. Para ter certeza da regularidade de um lote, é necessário consultar a Prefeitura de Santa Isabel, por meio do seguinte telefone: 4656-8769 ou 4656-9901”.

PARQUE ESTADUAL ITABERABA

Criado em 2010, o Parque Estadual Itaberaba é um importante corredor ecológico entre a Serra da Cantareira e a Serra da Mantiqueira. Possui uma área de mais de 15 mil hectares e está localizado nos municípios de Guarulhos, Arujá, Santa Isabel, Nazaré Paulista e Mairiporã, na região da Grande São Paulo. O Parque preserva importantes remanescentes da Mata Atlântica e várias espécies de animais ameaçados de extinção, além de proteger nascentes de importantes bacias hidrográficas que abastecem o Sistema Cantareira.

Compartilhar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui