A Prefeitura de Mogi das Cruzes realiza neste sábado (23/09) a Feira da Mobilidade. O evento acontecerá das 10h às 15h, no Parque Centenário, e terá diversas atrações gratuitas e serviços para a população. O evento também marca o encerramento da Semana da Mobilidade.
Quem for até o Parque Centenário neste sábado poderá a conferir exposições de diferentes modais e test ride de scooters e bicicletas elétricas. Também serão realizadas simulações de impacto, testes de glicemia e aferição de pressão arterial. A equipe da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana estará no local para fazer atendimento dos serviços oferecidos pela pasta, como informações sobre multas de trânsito, emissão ou renovação de cartões de estacionamento e de transporte.
“A Semana da Mobilidade é uma forma de trazer a atenção da população sobre o tema da mobilidade em todas as suas facetas. Falamos com os motoristas, os motociclistas, os pedestres e os ciclistas, com uma aceitação muito boa. A realização foi bastante positiva e a feira deste sábado fechará a programação com atrações e serviços para a população”, destacou o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Caio Luz.
Ele lembrou ainda que Mogi das Cruzes vem desenvolvendo diversas ações voltadas à Educação para o Trânsito e que os resultados vêm sendo positivos. Nos últimos três anos, mais de 30 mil pessoas já participaram de atividades voltadas à segurança viária e 3,5 mil crianças passaram pela Escola Mirim de Trânsito. Além disso, de acordo com os dados do Sistema Infosiga, do Governo do Estado, nos primeiros sete meses de 2023 a cidade registrou queda de 40% no número de mortes em acidentes de trânsito, comparado com o mesmo período de 2022.
O Parque Centenário fica na avenida Francisco Rodrigues Filho, no distrito de Cezar de Souza.
Semana da Mobilidade
Na tarde desta sexta-feira (22/09), a Semana da Mobilidade realizou a simulação “Sentindo na Pele” e “Ponto Cego”, na avenida Cívica. A iniciativa busca conscientizar sobre a segurança dos ciclistas, chamando a atenção para o distanciamento seguro entre ônibus e bicicletas e motocicletas. O trabalho também contou com simulação do ponto cego, onde os motoristas não têm visão dos veículos ao lado.
As ações da Semana da Mobilidade começaram na segunda-feira (18/09), com uma apresentação do motoboy e ator João da Nica, no Cemforpe. Durante os últimos dias, também foram desenvolvidas atividades com crianças na Escola Mirim Itinerante, sobre mobilidade em unidade hospitalar e sobre o respeito às vagas exclusivas para pessoas com deficiência, em parceria com a Coordenadoria de Cidadania e Inclusão Social e que também marcou o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência.
Mais informações sobre a Semana da Mobilidade de Mogi das Cruzes podem ser obtidas pelo telefone 4798-6783.