O trecho do Rio Tietê que corta Itaquaquecetuba vai receber serviços de desassoreamento realizados pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE). O anúncio foi feito na manhã de quinta-feira (31) em visita guiada por técnicos na Barragem da Penha, localizada entre os municípios de São Paulo e Guarulhos. De acordo com o DAEE, o desassoreamento será iniciado nos próximos meses.
Na ocasião, o prefeito de Itaquaquecetuba, Eduardo Boigues, e demais chefes do Executivo das cidades da região puderam acompanhar a abertura das comportas da barragem, que passaram por manutenção do sistema hidráulico nos últimos três meses. A abertura ocorreu após uma série de pedidos de Boigues.
“O DAEE está finalizando a licitação para o desassoreamento do lote 4, que inclui Itaquaquecetuba. Além disso, a boa notícia é que cada município receberá uma frente de trabalho e todas serão atendidas ao mesmo tempo e rapidamente. Temos muito a agradecer, tanto pela manutenção das comportas, que agora estão funcionando, como pelo início do desassoreamento, que é um pedido antigo”, disse o prefeito Eduardo Boigues.
Com investimento de R$ 148,8 milhões, além de Itaquá, serão beneficiadas pelo desassoreamento as cidades de Mogi das Cruzes, Suzano e Poá, que integram o lote 4 do Rio Tietê. De acordo com o DAEE, a expectativa é remover 950 mil metros cúbicos de resíduos do rio, além de 29 mil metros cúbicos das plantas aquáticas que crescem ao longo do afluente.
Presente na visita, o coordenador da Defesa Civil, Anderson Marchiori, celebrou a abertura das comportas e a notícia do início do desassoreamento. “Como técnico e representante da Defesa Civil, considero fundamental a limpeza e manutenção do rio, que todos os anos recebe grandes quantidades de água. O combate às enchentes não ocorre apenas no período de chuvas e esse trabalho demonstra isso”, completou.
Fotos: Dayane Oliveira