A Secretaria de Cultura de Suzano inicia nesta quarta-feira (09/08) mais uma edição do Clube do Livro na Biblioteca Municipal Professora Maria Eliza de Azevedo Cintra, localizada no interior do Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi (rua Benjamin Constant, 682 – Centro), das 19h30 às 21 horas. Os interessados em participar da atividade, que visa aproximar as pessoas da leitura de uma forma divertida e descontraída, podem confirmar o cadastro de participação no local. As inscrições serão realizadas por ordem de chegada.
Na iniciativa, promovida mensalmente, é escolhido um curador ou curadora diferente para uma obra literária ser debatida em quatro encontros, com duração de uma hora e meia cada. Neste mês, as ações serão conduzidas pela artista visual e plástica, educadora, pesquisadora e escritora Elidayana Alexandrino, que irá abordar as obras “Canções de Amor e Dengo”, da escritora Maria Aparecida da Silva, e “Protestos e Outros Poemas”, de autoria de Carlos Assumpção.
Além disso, o Clube do Livro privilegia a troca de experiências provocada pelo processo da leitura em cada pessoa e, por esta razão, uma das abordagens utilizadas é a definição de que a literatura possibilita e estimula o debate acerca dos mais variados assuntos. Em alguns momentos, a conversa pode seguir para temas que não envolvam necessariamente a obra em análise, mas que tenham partido dela, com o objetivo de estimular a capacidade de reflexão, interação e compreensão dos leitores.
O encontro seguinte está marcado para quarta-feira da semana que vem (16/08). Por sua vez, os demais debates vão acontecer nos dias 23 e 30.
Para o secretário municipal de Cultura, o vice-prefeito Walmir Pinto, o Clube do Livro busca trazer diversidade cultural e o exercício de análises críticas do mundo contemporâneo por meio da literatura. “Utilizando esta atividade é possível agregar conhecimento sobre diversos povos, hábitos e comportamentos. Outro fator positivo é o exercício do processo reflexivo, ação que contribui diretamente em muitos aspectos das nossas vidas como o aumento da capacidade criativa e a escrita, além do desenvolvimento do pensamento analítico. Convido a todos para se inscreverem e participarem dessas reuniões especiais”, disse o chefe da pasta.
Crédito das fotos: Luana Bergamini/Secop Suzano e Douglas Vince/Cultura Suzano