A Prefeitura de Arujá selou um compromisso de irmandade com a Província de Fukui, no Japão, nesta terça-feira (08/08), quando o prefeito Luis Camargo, o Dr. Camargo, recepcionou a delegação formada por representantes do governo e do parlamento do estado de mais de 800 mil habitantes. “Com muita honra, anuncio que é o momento de intensificar o intercâmbio com nossa coirmã Fukui em todas as áreas do conhecimento humano, especialmente na saúde”, destacou ele, ao lado de vereadores, secretários municipais e lideranças da comunidade nipo-brasileira.
Já está alinhavada a constituição da comitiva que seguirá em missão oficial para o Japão no início de 2024, quando deverão ser formalizadas as bases das parcerias entre Arujá e Fukui. A informação do prefeito veio acompanhada de uma síntese dos fatores relevantes do perfil arujaense. Ele pontuou o destaque de Arujá como uma das 100 melhores cidades do Brasil para se viver, segundo relatório da Consultoria Urban System. “Temos conquistado protagonismo em diversas ações, como nosso PIB (Produto Interno Bruto) per capita elevado e avanços em diversos setores”, completou, ao retratar que a população vive a expectativa de realizar o grande sonho de ter um Hospital Geral, em construção na atual gestão.
A aliança com Fukui, segundo o prefeito, favorecerá o desenvolvimento de diversas áreas, consolidando a proximidade que remonta a 1988. “É um laço formado 35 anos atrás que precisa ser revitalizado e fortalecido. A visita de hoje nos conduz a construir essa parceria”.
A força da comunidade nipônica de Arujá foi assinalada no evento, realizado no Parque dos Ipês, que também contou com os hinos nacional do Brasil e o do Japão e cada um da comitiva de Fukui recebeu, das mãos do prefeito Camargo, uma cópia do Decreto nº 8.296, de 07 de agosto de 2023, que os tornou visitantes oficiais do Município. O chefe do Executivo Municipal aproveitou para citar, em evidência, os disputados campos de golfe, que figuram entre os melhores do Brasil, e a Expo Aflord, promovida pela Associação dos Floricultores da Região da Via Dutra, considerada uma das mais conceituadas feiras de flores do País.
Após a recepção, o prefeito, ao lado dos convidados, foi ao Condomínio Arujá V visitar o “Jardim Daian-ji”, lugar onde fica a placa que selou o início da irmandade entre as cidades 35 anos atrás. Logo depois, houve um almoço no PL Golf Clube, onde foram discutidas formas de colaboração mútua. Na oportunidade, também foram apresentadas as dependências do clube, bem como da Associação Cultural de Arujá – Kaikan, que recebeu, igualmente, o prestígio da delegação japonesa.
Participaram da cerimônia, além do prefeito, o vice-prefeito Betinho, os secretários municipais, a Câmara Municipal representada pelos vereadores, o atleta de Arujá e ex-jogador de futebol profissional, Edson Pelé, que já morou no Japão e está na monitoria das atividades do Programa “Arujá + Saúde pra Você”, e representantes de entidades como o PL Golf Clube, da Aflord, da Associação Cultural de Arujá – Kaikan, entre outras que se fazem presentes no dia a dia da Cidade e que fazem parte da comunidade nipônica de Arujá.
Vieram da Província de Fukui, o secretário de Educação, Kinichi Toyokita; o vice-diretor do Departamento de Indústria e Trabalho, Otsuka Tomoki; o chefe da Divisão de Economia Internacional do Departamento de Indústria e Trabalho, Taniguchi Aiko; o presidente da Assembleia Legislativa, Nishimoto Masatoshi; o membro da Assembleia Legislativa e presidente da Associação de Amizade Japão-Brasil (Nippaku Yuukou Kyoukai), Hata Takayuki, os membros da Assembleia Legislativa, Kohori Tomohiro, Nishimoto Keiichi e Kanei Masaru, o vice-diretor da mesa parlamentar da Assembleia Legislativa, Matsumoto Nobue e o secretário-chefe da mesa parlamentar da Assembleia Legislativa, Emori Noriaki. A Prefeitura de Arujá estuda retribuir a visita em 2024 e debater projetos futuros de interesse público e acordos de cooperação.