O Grupamento de Proteção Ambiental (GPA), da Guarda Civil Municipal (GCM) de Suzano, conduziu no último domingo (06/08) sete pessoas envolvidas em uma competição ilegal de aves em uma propriedade localizada na rua Júlia, no bairro Vila Fátima, distritro de Palmeiras.
No local havia uma centena de aves, entre elas as espécies canário-da-terra (84) coleirinha (7), papa-capim (7), curió (2) e picharro (1). O caso foi descoberto após denúncia e o grupo foi conduzido pelos agentes à Delegacia Central de Polícia. Os autores devem responder pelos crimes de abuso de animais, maus-tratos, além de manuseio sem licença da autoridade competente, tipificados nos artigos 29 e 32 da Lei Federal nº 9.605/98.
Logo depois de receber a informação sobre a competição ilegal, o grupamento se dirigiu até o local e por meio das frestas dos portões os agentes puderam perceber a atividade ilegal. Parte dos suspeitos que estavam no local conseguiu fugir pelos fundos da casa, porém sete indivíduos permaneceram na propriedade e permitiram a entrada dos guardas.
Além dos animais, que foram encontrados em caixas, privados de água e alimentação, foram localizados 57 gaiolas vazias. As aves foram encaminhadas para o Centro de Recuperação de Animais Silvestres do Parque Ecológico do Tietê, em Guarulhos, onde passarão por recuperação e receberão atendimento veterinário.
O secretário municipal de Segurança Cidadã, Afrânio Evaristo da Silva, parabenizou a equipe que desmantelou a rinha de pássaros. “Assim que recebemos a denúncia o GPA se deslocou imediatamente ao local e conseguiu flagrar a prática ilegal da atividade. Foi uma ação que teve uma resposta rápida e certeira. Parabenizo a todos os guardas que estiveram envolvidos nesta ocorrência pela condução eficaz do caso”, destacou o chefe da pasta. Denúncias para a Guarda Civil Municipal de Suzano podem ser enviadas por meio do telefone (11) 4745-2150
Crédito das fotos: Wanderley Costa/Secop Suzano