Três importantes estradas rurais mogianas foram revitalizadas a partir de um convênio entre a Prefeitura de Mogi das Cruzes e o Governo do Estado de São Paulo. Ao todo, 4,23 km foram recuperados ou conservados na Chácara Guanabara e no Santo Ângelo, impactando diretamente a rotina de 75 famílias e de produtores rurais.
“Mogi das Cruzes é uma grande cidade que precisa de um olhar que ultrapasse os limites urbanos e alcance toda a nossa gente, levando serviços públicos de qualidade também para as áreas afastadas do Centro, de forma que todos os mogianos tenham condições adequadas. Além disso, quando trabalhamos pela área rural, incentivamos também nossos produtores rurais, que têm uma atuação de destaque não só em nossa cidade, mas em todo o território nacional, aquecendo a economia”, explica o prefeito Caio Cunha.
As intervenções foram realizadas por meio do Programa Cidadania no Campo – Rotas Rurais – Melhor Caminho, do Estado de São Paulo, nas estradas rurais São José e Chácara dos Baianos, no Santo Ângelo, e Santa Catarina, na Chácara Guanabara.
As obras contemplaram diferentes adequações e ações de conservação, como limpeza de material orgânico, adequação de taludes, estruturas de drenagens e armazenamento de águas pluviais e tratamento primário de leito, com investimento de R$ 479.525,03.
“As obras causam muitos impactos positivos, tanto no lindeiro, que são as propriedades na beira da pista, que agora tem uma via adequada com qualidade de trânsito, quanto na rotina dos próprios produtores ao redor da região, já que esses trechos são vias arteriais dos bairros”, explica o secretário de Agricultura e Abastecimento de Mogi, Felipe Almeida.
Na Chácara Guanabara, cerca de 35 famílias residem à beira da estrada rural revitalizada. Já no Assentamento Santo Ângelo, mais 40 famílias poderão transitar com tranquilidade nos trechos renovados.