A Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (SMIU) realizou uma sessão de prestação de contas na manhã desta quarta-feira (21/06) na Câmara Municipal de Mogi das Cruzes. O secretário Alessandro Silveira, acompanhando do adjunto da pasta, Joaquim Lopes, informou aos vereadores como está o andamento das obras públicas sob responsabilidade da Prefeitura.
O secretário abriu a exposição reafirmando o compromisso em manter o Legislativo informado sobre as ações da pasta. “Nós fazemos questão de realizar esta prestação de contas periódica aqui na Câmara Municipal; a transparência é um dos pilares da gestão Caio Cunha e os vereadores são grandes aliados para que os avanços continuem em Mogi das Cruzes”, explicou.
Silveira começou o balanço falando sobre a Unidade Básica de Saúde do Botujuru, que está com 25% de avanço físico. A nova estrutura contempla quatro consultórios médicos, um de odontologia, salas de vacinação; inalação e outras dependências.
A construção da Escola Clínica Transtorno do Espectro Autista também foi explanada; a obra já atingiu 70% de avanço físico. Na fase atual, são executados os serviços de instalação de esquadrias, louças e revestimentos, além da pintura das paredes internas.
Outra obra importante abordada na apresentação foi a implantação da rede de esgotamento sanitário em Jundiapeba, com a instalação de 16 quilômetros de redes coletoras, 1.240 metros de linhas de racalque e 1.760 metros de coletores troco. O serviço chegou a 40% de avanço físico.
Outras obras em andamento também foram explanadas: a construção da Escola do Futuro em Jundiapeba, do bloco de apoio ao Transporte Escolar da Secretaria de Educação, a ampliação da Escola Municipal Wilma de Almeida, no Taboão e a Implantação da ´Era de Lazer no Novo Horizonte.
O secretário Alessandro Silveira também falou sobre os Programas da pasta que estão em andamento. Primeiro, explicou sobre o Viva Mogi, com três obras em andamento neste momento na região lesta da cidade (Parque Airton Nogueira, ampliação da ETE Leste e Corredor Nordeste).
Depois, Silveira falou sobre o Programa Nova Mogi, que já realizou a recuperação asfáltica de 39 vias. “O asfalto tem vida útil de oito a dez anos. Por isso, dentro do Programa Nova Mogi, fiscalizamos com afinco e seriedade as empresas contratadas para que o serviço executado seja de qualidade” , finalizou o secretário.
A sessão foi conduzida pelo presidente da comissão de Obras, Habitação, Meio Ambiente, Urbanismo e Semae da Câmara, o vereador Johnross Jones. Também estavam presentes os vereadores Gustavo Siqueira, José Francimário de Macedo, Edson Pereira, Eduardo Ota, José Luiz Furado e Mauro Yokoyama, além da equipe de diretores da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana.