ASSISTÊNCIA SOCIAL DE MOGI DAS CRUZES ENCONTRA FAMÍLIA DE MORADORA DE RUA APÓS 30 ANOS SEM CONTATO

0
192

Na última semana, os trabalhos da Secretaria Municipal de Assistência Social voltados às pessoas em situação de rua chegaram a mais um desfecho de sucesso. A partir da atuação das equipes, foi possível permitir o restabelecimento de vínculos familiares e viabilizar o retorno ao seu local de origem de uma pessoa que há 30 anos estava sem contato com a família e acabou em situação de rua.

Maria Cleonice foi identificada pelas equipes da Assistência Social pela primeira vez em março deste ano, na região da Chácara Guanabara. Estava em situação de extrema vulnerabilidade, com quadro de saúde comprometido e sem condições de se locomover. Após intervenção do Centro POP, ela foi encaminhada para o acolhimento institucional, na Casa de Passagem Feminina Dandara, que é especializada no atendimento de mulheres em situação de risco.

No acolhimento, recebeu tudo o que era necessário para sua recuperação, envolvendo tanto o atendimento em saúde como o psicossocial. Também foi providenciada a regularização de seus documentos. Na sequência, a unidade de acolhimento e o Centro POP deram início a uma busca ativa para localizar seus familiares, a partir de relatos da própria atendida.

Ao final, a família foi localizada na cidade de Petrolina – PE e não só demonstrou interesse na reaproximação, como também se dispôs a custear passagem aérea para a usuária. Na semana passada, mais especificamente dia 5 de novembro, ela foi levada pelas equipes do Centro POP até o aeroporto de Guarulhos, onde embarcou rumo ao retorno para o convívio familiar.

“Esses casos são muito importantes para a nossa equipe, porque é exatamente o resultado que buscamos. Desenvolvemos um trabalho integrado com o intuito de garantir a superação da situação de rua. É muito gratificante sempre que conseguimos cumprir todas as etapas e atingir nosso objetivo final”, destaca o coordenador do Centro POP, Osni Damásio.

O Centro POP é a unidade de referência para o atendimento de pessoas em situação de rua na cidade. Lá, as pessoas podem tomar banho, trocar de roupa, receber atendimento psicossocial e há ainda a oferta do encaminhamento para acolhimento institucional. O equipamento atua de forma associada ao Serviço de Abordagem Social à População de Rua, que opera de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h e aos sábados, domingos e feriados das 8h às 17h.

Mais informações sobre o serviço podem ser obtidas pelo telefone 4796-3862 ou 4790-1244. O telefone do Serviço de Abordagem Social à População de Rua é o 9-7096-0923. Passados os horários de atuação das equipes, a Guarda Municipal deve ser acionada, pelo telefone 153.

Compartilhar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui