A Escola Municipal Rural Profª Geralda Ferraz de Campos, na Volta Fria, recebeu na última terça-feira (25/04) o Programa de Indicadores de Saúde na Escola (PISE), realizado pela Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes por meio do Departamento de Alimentação Escolar (DAE). Neste ano, a iniciativa já avaliou mais de 2,7 mil alunos de diferentes regiões da cidade. Nesta sexta-feira (28/04), a equipe esteve na EM Coronel Almeida, no Centro e na próxima terça-feira (02/05) será a vez da EM Pref. Maurílio de Souza Leite Filho, em César de Souza.
O foco desta segunda etapa do PISE são as escolas de período parcial. “É um trabalho importante desenvolvido pela equipe do nosso Departamento de Alimentação Escolar com o foco na saúde das crianças. Neste ano, avançamos para mais escolas e vamos ter um retrato mais amplo da situação nutricional dos nossos alunos”, disse a secretária de Educação, Patrícia Helen Gomes dos Santos.
A iniciativa tem como objetivo identificar casos de sobrepeso e baixo peso por meio do IMC (Índice de Massa Corpórea). Nas visitas, a equipe do DAE faz a aferição da altura e do peso dos alunos e também recebe o formulário preenchido pelos pais e responsáveis, indicando patologias, como é a alimentação dos alunos e a frequência em que fazem atividades físicas.
Na última terça-feira (25/04), foram avaliados 57 alunos da educação infantil e ensino fundamental na unidade escolar da Volta Fria nos períodos da manhã e tarde. “São indicadores importantes pra a rede e para os professores. As crianças das regiões mais afastadas do Centro, muitas vezes não têm acesso a uma balança e saber se as medidas estão corretas”, disse a diretora da escola, Aretusa Brandão Brito Lourenço, que também é responsável pela gestão da EM Rural Prof. Cid Torquato.
Além da avaliação, o DAE, em parceria com o Departamento Pedagógico, está desenvolvendo o projeto “Horta: Território de Sabores”, que teve início em 2022 e continua sendo aplicado, e está elaborando outras iniciativas que estimulam a alimentação saudável. “Nosso objetivo é fazer um trabalho em conjunto com as escolas, os departamentos da Secretaria e outros parceiros para promover a saúde nutricional dos nossos alunos”, disse a nutricionista responsável do DAE, Bruna Mariana Braga.
Neste ano, o programa já passou por 18 escolas em diferentes regiões da cidade. “O PISE traz um olhar mais amplo para a saúde de nossas crianças, que começa na qualidade da alimentação oferecida nas nossas escolas e também passa pelo apoio pedagógico com os projetos de educação nutricional”, explicou o diretor do Departamento de Alimentação Escolar, Caio Lage. No ano passado foram avaliados 8.993 alunos do Programa Escola de Tempo Integral em 32 escolas, entre os meses de agosto e dezembro, com apoio do Núcleo de Avaliação Física (NAF) da Secretaria de Esportes e Lazer.