PROGRAMA QUITANDA SOCIAL DE MOGI ALCANÇA EM ABRIL O RECORDE DE 1.640 FAMÍLIAS ATENDIDAS

0
270

O programa Quitanda Social, que promove a distribuição gratuita de kits contendo produtos frescos, cultivados por cooperativas agrícolas locais para pessoas em situação de vulnerabilidade e acompanhadas pela rede socioassistencial, iniciou o mês de abril alcançando o número recorde de famílias beneficiadas desde que foi criado e agora também com a oferta completa de produtos de feira, incluindo hortaliças e verduras.

O total já chega a 1.640 famílias atendidas, maior número desde que o programa começou a ser operacionalizado, no ano de 2021. Além disso, agora a cada entrega, as pessoas podem levar para casa hortaliças, como alface, couve, repolho, escarola, além de frutas, como caqui. Isso porque, a partir deste mês, todas as cooperativas parceiras deste ano entraram efetivamente com a oferta dos produtos que cultivam. As entregas tiveram início em março, com uma cooperativa participando e a distribuição de caqui.

As entregas acontecem todas as terças, quintas e sextas-feiras, em parceria com organizações sociais e equipes dos CRAS e CREAS, em 14 pontos distintos da cidade. Os bairros contemplados pelo programa neste ano são: Jardim Piatã, Residencial Novo Horizonte, Jundiapeba, Vila Nova União, Jardim Aeroporto III, Biritiba Ussu, Vila Moraes, Cezar de Souza, Botujuru, Vila Brasileira e Conjunto Jefferson, Chácaras Guanabara, Oropó e Centro.

Nesta semana, as entregas estão sendo realizadas no Jardim Layr, Vila Nova União, Centro Jundiapeba e também em Biritiba Ussu, Vila Moraes e Chácaras Guanabara. Elas terão continuidade na próxima semana, em locais como Cezar de Souza, Vila Nova União e Vila Brasileira.

Os recursos que custeiam o Quitanda Social provêm do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), uma ação do governo federal, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), que tem parceria com o governo estadual, pela CATI – Coordenadoria de Assistência Técnica Integral. Em âmbito municipal, o Quitanda Social é gerido pela Secretaria de Assistência Social, por meio do programa Conduz, com apoio da Secretaria Municipal de Agricultura.

Por meio do PAA, os órgãos públicos podem comprar alimentos da agricultura familiar sem necessidade de licitação e os destinam a pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional, à rede socioassistencial, aos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e à rede pública e filantrópica de ensino. Os recursos são repassados às cooperativas, que indicam o município para o qual desejam fazer a destinação dos valores.

Em 2023, as cooperativas que indicaram Mogi das Cruzes e participam, portanto, do Quitanda Social são: Cooprojur (Cooperativa dos Produtore Rurais de Jundiapeba e Região), Coopasat (Cooperativa dos Produtores Agrícolas Solidários do Alto Tietê), Copavat (Cooperativa dos Produtores Agrícolas do Cinturão Verde do Alto Tietê e a Coaipro (Cooperativa de Produtores Alimentares de Santa Isabel).

O programa Quitanda Social é um dos pilares da política municipal de Assistência Social no combate à insegurança alimentar e nutricional, ao lado de outras iniciativas, como a Cozinha Comunitária e o futuro Banco de Alimentos. Ele foi já reconhecido pelo Prêmio Josué de Castro, organizado pela Coordenadoria de Segurança Alimentar, ligada à Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo, que visa reconhecer iniciativas de combate à fome e desnutrição.

Compartilhar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui