Barco pesqueiro afunda em Bertioga com 12 pessoas, uma pessoa morreu e duas ainda estão desaparecidas

0
390

Criança resgatada pelas equipes de socorro (Divulgação

Naufrágio foi no início da madrugada, próximo à entrada do Canal de Bertioga; uma pessoa morreu e duas ainda estão desaparecidas no mar

Um barco pesqueiro retornando de Ubatuba para Bertioga naufragou na entrada do canal de Bertioga, próximo à praia da Enseada, no início da madrugada de hoje (8). Segundo informações preliminares, apuradas pela manhã, havia 12 pessoas a bordo, uma morreu e duas estão desaparecidas.

A vítima fatal, um idoso de 68 anos, foi encontrado morto após o naufrágio. Ainda há duas pessoas desaparecidas, de 64 e 65 anos. O Corpo de Bombeiros revelou que a causa do naufrágio teria sido uma grande onda que atingiu a embarcação em alto-mar.

Com o mar agitado e muita correnteza, as vítimas foram arrastadas, mas quatro conseguiram nadar e chegar na praia da Enseada, nas proximidades do Hotel 27; a partir daí iniciaram os pedidos de socorro, isso por volta da 01h00.

Uma mensagem foi disparada pelo WhatsApp: “Pessoal, estou em frente ao Hotel 27, avisa o pessoal todo, afundou um barco com mais de dez pessoas; saiu uma pessoa nadando na praia, já socorremos, mas tem muita gente, tem criança. Manda bombeiro, manda o pessoal aqui, não estou conseguindo falar com ninguém; os destroços do barco já estão saíndo na areia. Quem estiver escutando liga para quem vocês puderem”.

A Polícia Militar e o GBMar foram acionados e iniciaram os socorros às vítimas, assim como as buscas. Ainda segundo apurado, um corpo encalhou na praia, cinco pessoas foram resgatadas pela equipe náutica do GBMar de Guarujá e duas pessoas ainda se encontram desaparecidas.

Os guardas-vidas iniciaram novas buscas agora pela manhã, no sábado (8). De acordo com o Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), responsável pela gestão da unidade de saúde, as vítimas resgatadas com vida foram encaminhadas ao Hospital Municipal de Bertioga, os pacientes foram atendidos e receberam alta.

No início da tarde, as buscas continuam com o apoio de uma embarcação, uma moto aquática e o apoio do Helicóptero Águia da Polícia Militar. Além destas equipes, quatro bombeiros permanecem no local em busca dos desaparecidos. A ocorrência foi registrada na Delegacia de Bertioga.

Por meio de nota, a Marinha do Brasil afirma: “Alerta-se aos navegantes que consultem as informações meteorológicas antes de se fazerem ao mar e solicita-se ampla divulgação às comunidades de pesca e esporte e recreio. A Marinha do Brasil incentiva a participação da população e disponibiliza o telefone 185 para emergências náuticas”.

Testemunha
A moradora do prédio Vista Mare, na praia da Enseada de Bertioga, Beatriz Correa Silva, foi uma das primeiras pessoas a ver o acidente e acionar socorro:

“Aqui de cima dava pra ver tudo ontem. A gente viu um dos caras que saiu lá em baixo no mar com colete salva-vidas e uma lanterna piscando pra areia, foi horrível. Liguei no 193, aí mandaram as viaturas. Meu pai ouviu o cara falar: ‘A gente tava no barco de pesca. Eu já tava dormindo quando escutei o barulho do barco quebrar no meio, saí correndo pra cima do barco, consegui pegar um colete e pular na água´; tinha muitos destroços do barco pela água”.

Fonte: reprodução Portal Costa Norte

Compartilhar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui