ITAQUÁ ADERE AO PROGRAMA ESTADUAL TODAS IN-REDE PARA ATENDER MULHERES COM DEFICIÊNCIA

0
823

A Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio da Secretaria da Mulher, Direitos Humanos e Cidadania, assinou o termo de parceria do programa TODAS in-Rede, da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que visa empoderar mulheres com deficiência para que sejam inseridas na sociedade e tenham mais qualidade de vida.

A assinatura aconteceu nesta semana na sede da Univesp, na Vila Virgínia, com a presença do secretário de Estado, Marcos da Costa, do prefeito Eduardo Boigues, da primeira-dama Mila Prates Queroz, da secretária da Mulher, Direitos Humanos e Cidadania, Hadla Issa, demais secretários, vereadores, representantes da Comissão dos Direitos das Pessoas com Deficiência da OAB, da Apae e da sociedade civil.

“O TODAS in-Rede promove capacitação e autonomia à mulher com deficiência. Um programa completo que visa fortalecê-la, dando condições para que possa ser protagonista em sua plenitude”, destacou o secretário estadual.

De acordo com o último Censo, Itaquaquecetuba possui 6,99% da população com algum tipo de deficiência. Deficiência visual está à frente com 9.641 pessoas, enquanto motora soma 5.827, já mental e intelectual somam 4.430 casos e, por último, 2.584 pessoas com deficiência auditiva. “É mais um passo para fazermos valer a inclusão em nossa cidade e, assim, garantirmos que as mulheres possam vivenciar seus direitos à dignidade e independência”, disse a secretária municipal. 

O programa oportuniza trabalho e renda com qualificação profissional e divulgação de vagas de emprego, prevenção à violência, saúde da mulher e exercício dos direitos afetivos e sexuais, além de incentivar o empoderamento, autoestima e liderança. O ponto chave é o site oficial (www.todasinrede.sp.gov.br) que disponibiliza informações para dar base ao protagonismo com canais de denúncia, entrevistas, artigos e endereços da rede de proteção e atenção à mulher. 

Neste primeiro momento, os servidores municipais serão capacitados para que as pessoas com deficiência recebam atendimento qualificado. Depois disso, cursos serão disponibilizados ao público-alvo que se cadastrar pelo site podendo, por meio do Ensino à Distância (EAD), se aperfeiçoar, principalmente na área do empreendedorismo. “Estamos em um momento muito importante de inclusão social e essa parceria maravilhosa vai nos fortalecer ainda mais”, finalizou o prefeito.

Compartilhar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui