Nesta segunda-feira (27), a tripulação do Águia 17 da Base de Aviação de São José dos Campos durante voo de levantamento fotográfico e atento à comunicação aeronáutica, escutou um pedido de emergência vindo de outra aeronave, cujo piloto informava o apagamento do motor e que estava procurando local para pouso. Imediatamente, a tripulação em voo colocou-se à disposição do Controle São Paulo para apoiar a aeronave em pane e, com as informações da última localização no radar, localizou a aeronave que tinha realizado pouso forçado em área de pasto.
Prontamente, dois Tripulantes Operacionais desembarcaram a baixa altura, constatando que se tratava de um ultraleve ocupado por apenas uma pessoa e adotaram as medidas emergenciais de desconectar a bateria, puxar a manete de corte de combustível, retirar a vítima dos destroços em razão do vazamento de combustível, e iniciar o atendimento pré-hospitalar. Em ato contínuo, os pilotos regressaram para a Base de Aviação para buscar a equipe aeromédica que já aguardava para ser deslocada até o sinistro.
Águia da Polícia Militar presta socorro a piloto de aeronave que caiu em área de mata em Taubaté. Confira: https://t.co/eBaV6U6Hza pic.twitter.com/22NR8ZUZt1
— Polícia Militar do Estado de São Paulo (@PMESP) February 27, 2023
Com a chegada do resgate aeromédico, a vítima que já havia sido retirada da aeronave em razão do risco de incêndio, foi avaliada, medicada e socorrida pelo Corpo de Bombeiros até o Hospital Regional de Taubaté por via terrestre, devido as suas condições estáveis.
Fonte: COMUNICAÇÃO SOCIAL PMESP